Volta às aulas

Alunos da rede pública voltam às aulas nesta quarta-feira (21) em Pernambuco

A decisão foi do Governo do Estado e da Justiça que determinou suspensão da greve dos professores

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 21/10/2020 às 9:37
Yacy Ribeiro/JC IMAGEM
FOTO: Yacy Ribeiro/JC IMAGEM

Alunos dos 3º ano do ensino médio das escolas da rede pública de Pernambuco voltam às aulas presenciais nesta quarta-feira (21). A decisão partiu do Governo do Estado e da Justiça, que determinou suspensão da greve dos professores, em caso de multa de R$ 100 mil por dia.

As escolas tinham aberto as portas no dia 6 de outubro, mas acabaram sendo fechadas novamente.

O secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, falou sobre a volta das atividades das escolas do estado.

“Na rede pública estadual, nós temos cerca de 81 mil estudantes de 3º ano do ensino médio em todo o estado. São cerca de 750 escolas que estão retomando suas atividades. Isso vem de um trabalho que tem sido feito de preparação e de retomada, inclusive, que já fazem vários meses que os números da pandemia vêm reduzindo no estado. Com muita cautela, o governo do estado deixou a educação para ser a última grande atividade a retornar e estamos fazendo com muito cuidado, em etapas”, disse.

Segundo Fred, o foco desta quarta (21) é mostrar aos estudantes os novos protocolos das atividades presenciais.

“O principal foco nem é tanto as aulas. Nós temos um trabalho de acolhimento dos estudantes, que é uma dinâmica onde eles irão receber as orientações sobre os protocolos. Depois, na sequência, teremos sim volta às aulas na maior parte das escolas”, garantiu.

Em uma escola técnica no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, 100% dos professores compareceram, mas segundo, o secretário, na maior parte das escolas, ainda não se sabe se todos estavam presentes.

“Ao longo do dia, vamos verificar como foi a presença ou não dos professores na maior parte do estado. Mas, felizmente, sabemos que boa parte dos alunos e professores estão retornando”, afirmou.

De acordo com o secretário, a esperança é que os estudantes que já estão voltando presencialmente possam influenciar aquelas famílias que ainda estão inseguras com a volta.

“A medida em que os estudantes vão chegando e falando para outros que os pais que ainda estão em dúvida se devem retornar, acreditamos que ao longo das semanas vai crescer o número de alunos voltando para as escolas.”

Professores

O secretário esclareceu como fica a situação dos professores de grupo de risco das escolas estaduais e aqueles que não compareceram na volta às atividades do dia 6 de outubro.

“A decisão do governo do estado é pela retomada das aulas presenciais, uma parte dos professores não vai retornar, vai estar trabalhando conosco já nos avisou. São aqueles que estão no grupo de risco, acima de 60 anos, com doenças crônicas, que o médico indique que eles não devem retornar. Mas aqueles que aderirem à greve terão que justificar porque não estiveram presentes nas escolas para exercerem suas atividades.”