Saúde

Governo diz que Pernambuco tem taxa de ocupação de leitos para covid-19 abaixo de 60%

Secretaria Estadual de Saúde volta a afirmar queda de números de casos nas últimas semanas

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/10/2020 às 17:28
Divulgação/HMV
FOTO: Divulgação/HMV

O governo de Pernambuco informou nesta segunda-feira (26) que a taxa de ocupação de leitos para tratar pacientes com covid-19 está abaixo de 60%. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com a diminuição de demanda por vagas na rede pública de saúde, mais um hospital de campanha - da Unidade Goiana - foi desativado. O governo informou que a estrutura será colocada dentro do seu perfil original, com consultas ambulatoriais especializadas.

Nas últimas semanas, mesmo com a queda nos números de casos e mortes pelo coronavírus divulgados no estado, surgiu o receio, principalmente para quem tem frequentado as emergências e urgências de hospitais, que haveria um aumento de pessoas com sintomas da doença.

Porém, o governo estadual afirma que começou mais uma semana com a ocupação média de leitos voltados para a Covid-19 abaixo dos 60%, patamar que permanece estável desde o período de pico na pandemia, entre metade de maio e início de junho, quando Pernambuco registrou ocupação média máxima de 93%.

Taxas de ocupação de leitos

O governo diz que, nesta segunda, das 790 vagas de terapia intensiva abertas para casos mais graves, 72% estão ocupadas. A maior ocupação de UTI registrada no Estado foi de 99%, nos últimos dias de abril, quando o Estado contava com 312 vagas de terapia intensiva.

Com relação aos leitos de enfermaria, voltados para casos moderados e leves, dos 933 leitos disponíveis atualmente, menos da metade (45%) está ocupado. Apesar disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta que Pernambuco permanece com transmissão comunitária do vírus e que a população precisa continuar com os cuidados necessários para evitar a transmissão pela doença.

A SES-PE diz que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) está com 60% dos leitos de UTI ocupados, enquanto apenas 20% dos leitos de enfermaria estão preenchidos. O Hospital de Referência Unidade Boa Viagem Covid-19, antigo Alfa, está com 74% de ocupação dos leitos de UTI e 80% dos leitos de enfermaria ocupados. Já o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana, tem ocupação de 75% das vagas de terapia intensiva e 80% dos leitos de enfermaria. Em Caruaru, no Agreste do Estado, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) está com ocupação de UTI em 70%, enquanto os leitos de enfermaria têm ocupação de 60%. No Real Hospital Português (RHP), um dos serviços privados considerado referência no tratamento da Covid-19 e que tem contratualização com o Governo de Pernambuco, dos 40 leitos disponíveis para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), 28 estão ocupados.

Atualmente, a rede pública de saúde conta com 1.723 leitos voltados exclusivamente para pacientes confirmados ou suspeitos da Covid-19, sendo 790 de UTI. No pico da pandemia, Pernambuco chegou a contar com 2.088 vagas abertas pelo Governo do Estado destinadas ao enfrentamento do novo coronavírus. Nos últimos dois meses, com a queda continuada dos casos da doença, a rede pública de saúde passou por uma readequação e 365 leitos foram desmobilizados, sendo 113 de UTI. Ainda assim, a média de ocupação permanece abaixo de 60%.