Novembro Azul

Novembro Azul: urologista chama atenção para o câncer de próstata

Mizael Wanderley falou sobre os perigos deste tipo de câncer e quais são os exames necessários para detectá-lo; confira

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 04/11/2020 às 11:10
Imagem ilustrativa SJCC
FOTO: Imagem ilustrativa SJCC

Em entrevista ao Passando a Limpo desta quarta-feira (4), o urologista Mizael Wanderley falou sobre a campanha de alerta sobre o câncer de próstata, o Novembro Azul. Ele comentou também sobre uma notícia que saiu recentemente dizendo que este tipo de câncer já matou 215 homens na Paraíba em 2020. Segundo ele, o número de mortes causadas pela doença é realmente alto.

“Essas campanhas, como Setembro Amarelo e Outubro Rosa, são campanhas mundiais para chamar atenção para alguns problemas de relevância epidemiológica, ou seja, que tem um alto impacto na saúde pública. Há cada ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta estimativas do câncer de maneira geral e, nos últimos anos, não tem se modificado o ranking da incidência de mortalidade dos dois principais cânceres do ser humano, o de mama nas mulheres e de próstata nos homens. Em números absolutos, ano passado o câncer de próstata teria sobrepujado o de mama em torno de 65 a 70 mil casos de incidência e com a mortalidade que no caso do câncer de próstata, é o terceiro que mais mata no Brasil, no Estados Unidos é o segundo, o primeiro é o de pulmão. Aqui nós estamos atrás do câncer de pulmão também e de cólon”, contou.

O especialista detalhou como a pandemia tem afetado tratamentos e exames para indicar o câncer de próstata nos homens.

“A pandemia retardou a ida de pacientes regularmente aos seus médicos no serviço tanto no público quanto no privado e nós passamos batidos em algumas doenças, inclusive nos cânceres de mama e de próstata. Muitos postergaram tratamentos. O câncer de próstata é o com mais incidência nos homens acima de 50 anos de idade, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, que este não é mortal, mas o de próstata é mortal”, reforçou.

O que é

O câncer de próstata é a multiplicação descontrolada das células da próstata, dando origem a um tumor maligno.

A próstata masculina é o local do corpo do homem que produz um fluido seminal que nutre e transporta o esperma.

Exames

O urologista listou quais os exames mais eficazes para detectar o câncer de próstata.

“Os três principais exames para diagnosticar precocemente esta doença e tentar diminuir este impacto tão grande continua sendo o exame de sangue, que é o PCA, o exame do toque retal e um exame de imagem chamado de ressonância magnética multiparamétrica. Com esses três exames, podemos fazer uma avaliação e indicar um procedimento na avaliação que combinará com a biópsia de próstata para fechar o diagnóstico. Lembrando que na fase inicial, quando quase 100% dos cânceres são curáveis, o câncer de próstata não dá qualquer sintoma específico”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra: