Saúde animal

Veja onde procurar vacinação antirrábica no Recife neste sábado (7)

Quem não vacinar o animal, neste sábado (7), poderá leva-lo em algum dos 20 postos fixos que vão funcionar durante a semana

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 07/11/2020 às 11:10
Jailton Junior/ JC Imagem
FOTO: Jailton Junior/ JC Imagem

A Prefeitura do Recife retomou, neste sábado (7), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Nesta segunda etapa, a ação porta a porta vai imunizar cães e gatos, entre 8h e 17h, nos bairros da Ilha do Retiro, no Distrito Sanitário 4; e Afogados e Mangueira, que integram o DS 5.

O trabalho contará com mais de 200 profissionais de Vigilância Ambiental e voluntários.

>> Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado (24) no Recife

>> Vacinação antirrábica em animais domésticos começa neste sábado (24) no Recife

>> Sancionada lei que aumenta pena para maus-tratos a animais

>> Dia dos Animais: ameaçada, onça-pintada é monitorada na Mata Atlântica

>> Adoção e abandono de animais domésticos aumentam durante a pandemia

Durante a semana

Os moradores cujas casas não forem visitadas pelas equipes, neste sábado (7), podem levar seus animais para um dos 20 postos fixos de vacinação, que estarão abertos de segunda (9) a sexta-feira (13), das 8h às 17h.

Os pontos estarão distribuídos nos bairros da Iputinga, Cordeiro, Engenho do Meio, Várzea, Caxangá, Bongi, Totó, Areias, Estância, Coqueiral, Jardim São Paulo, Barro, San Martin, Torrões e Mustardinha. A relação com todos os postos fixos pode ser acessada aqui.

>> Confira onde estão os postos de vacinação antirrábica no Recife, durante a semana

Próximos locais

No sábado, dia 21 de novembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal fará o porta a porta nos bairros de Apipucos e Macaxeira - pertencentes, respectivamente, aos Distritos Sanitários 3 e 7. Os postos fixos dessas áreas vão funcionar em 14 pontos e serão divulgados, uma semana antes.

>> Cães estão sendo treinados para identificar pacientes com covid-19

>> Em quarentena, por causa do coronavírus, homem usa drone para passear com cachorro

>> Jota Júnior foi conhecer o cachorro cantor do Pina!

>> Cães adestrados conseguem se comportar melhor com outros cachorros e com pessoas

Raiva

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata, em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais.

A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS, porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

>> Casal filmado abandonando cadela no lixo presta depoimento

>> Cachorro enterrado vivo morre dois dias depois do resgate

Casos

No Recife, 2017 foi o último ano em que foram registrados casos de raiva, em um gato e um humano. Em 2018 e 2019, apenas quatro ocorrências foram detectadas, em morcegos. Em 2019, foram vacinados mais de 150 mil animais.