CORONAVÍRUS

Saiba como realizar teste da covid-19 no Geraldão, no Recife

O centro de testagem da covid-19 no Geraldão começou a funcionar nesta quarta-feira (11)

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 11/11/2020 às 15:26
Sem Crédito
FOTO: Sem Crédito

Após o aumento da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) registrado em Pernambuco, com pacientes suspeitos ou confirmados para a infecção provocada pelo novo coronavírus, o primeiro dia de testes para a covid-19 no Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Na Zona Sul do Recife, começou com dezenas de pessoas aguardando na calçada e com uma fila enorme de veículos contornando todo quarteirão do ginásio. Os portões do estacionamento do local foram abertos às 8h desta quarta-feira (11). O bancário Augusto Felipe foi o primeiro a entrar com o carro, mas teve que aguardar 40 minutos para fazer o exame. “Cheguei às 5h30 da manhã e só tinha eu e mais um carro. Estou com gripe, nariz entupido e coriza”, disse.

A doméstica Lindaci de Souza, que está com os sintomas do novo coronavírus, foi até o local andando e chegou cedo para fazer o teste. “Eu senti dor de cabeça, tive febre. E estou tossindo e gripada, daí eu vim”, comentou.

Lentidão

Segundo a secretária executiva de Gestão, Saúde e Educação do Estado, Ricarda Samara, houve um atraso na entrega de material utilizado nos testes. “O sistema do Ministério da Saúde está com problemas em todo o Brasil. Então, aqui, a gente não tem essa expectativa de não ter problema. Nós vamos ter problema de lentidão. Fora que a demanda de exames aumentou”, justificou a secretária.

Exames

Para evitar aglomeração, o estacionamento do Geraldão foi dividido. Em um dos espaços é realizado o teste rápido através da coleta de sangue no dedo, indicado apenas para aquelas pessoas que estão sem sintomas. O resultado sai no prazo de 10 a 20 minutos.

Em outro local é feito o exame RT-PCR, onde é coletado material do nariz. Só passa por esse teste quem está com sintomas entre três e 10 dias da doença. E o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial no prazo mínimo de três dias. Ricarda Samara destaca a importância da realização do teste na Zona Sul do Recife para desafogar a demanda de outros pontos de atendimento.

“A gente precisava ter um ponto na Zona Sul por conta da sobrecarga também no Centro de Convenções. A gente pede para as pessoas trazerem um documento com foto, para ter certeza que os dados estão certos, para que assim possamos dar entrada no sistema”, recomendou.

Atendimento

O atendimento do Geraldão acontece de domingo a domingo, das 8h às 17h. Por dia serão distribuídas 500 fichas, tanto para quem estiver nos veículos quanto para os pedestres. Qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais pode fazer o exame. O ginásio de esportes, localizado no Bairro da Imbiribeira, abriga o quinto centro de testagem para a covid-19 em Pernambuco.