PROTOCOLOS

Eleições 2020: confira esquema de segurança contra a covid-19 montado para o dia do pleito

Nos locais de votação, os eleitores pernambucanos irão contar com álcool em gel para a higiene das mãos antes e depois do voto durante as Eleições 2020

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 13/11/2020 às 16:03
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O primeiro turno das Eleições 2020 acontece neste domingo, dia 15 de novembro, em todo o Brasil. E em razão da pandemia da covid-19, as estruturas dos locais de votação precisaram se adaptar para receber os eleitores com segurança, evitando qualquer risco de disseminação e contaminação do novo coronavírus. Em Pernambuco, todos os colégios eleitorais estarão devidamente equipados com álcool em gel, além da adoção de medidas de distanciamento social, como destaca o secretário de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), George Maciel.

“Todas as sessões eleitorais estão recebendo um kit que vai com todo o material de segurança. Nós estamos encaminhando aproximadamente 90 mil garrafas de álcool em gel, 360 mil máscaras para proteger os mesários, álcool em gel para a proteção também dos nossos eleitores, protetores faciais para uso dos mesários, adesivos para poder distanciar e organizar as filas e mais cartazes de identificação que orientam o eleitor como ele deve proceder quando chegar ao local de votação”, disse.

Passo a passo

O uso de máscara nos locais de votação é obrigatório. E os eleitores devem ficar atentos ao passo a passo que deve ser seguido à risca até o momento de escolher os candidatos para os cargos de prefeito e de vereador na urnas, como afirma George Maciel.

“Primeiro o eleitor vai estar na fila, e a gente pede que ele mantenha o distanciamento social. A fila vai estar com as marcações. Ele se apresenta de frente ao mesário, mostra o seu documento de identificação com foto, que pode ser carteira de motorista ou carteira de identidade (...) Ele vai ser identificado pelo mesário, que vai falar o seu nome em voz alta (...), vai higienizar as suas mãos e aí será liberada a cabine de votação”, detalhou.

Identificação

As pessoas que estão com a biometria em dia, neste ano poderão utilizar o aplicativo e-Título como documento de identificação no domingo da eleição, explica o secretário de tecnologia do TRE-PE.

“Para aqueles eleitores que já fizeram a sua biometria com a Justiça Eleitoral, ele poderá utilizar o aplicativo e-Título como documento de identificação. Então se ele tem a foto mostrando no e-Título, ele pode utilizar também como documento de identificação”, comentou.

Uso de canetas

A retirada do comprovante de papel no local da votação é opcional, já que o eleitor tem o aplicativo e-Título a disposição para a retirada do documento de quitação eleitoral após as eleições. As sessões de votação também irão contar com canetas para uso do eleitor na assinatura de confirmação de comparecimento, mas George Maciel recomenda que cada um leve a sua para facilitar.


“Canetas, existirão no local. A gente vai higienizar. Mas se o eleitor quiser facilitar e utilizar a sua caneta, a gente também recomenda que ele leve a caneta. Mas vai ter lá a caneta para quem quiser”, destacou.