ELEIÇÕES 2020

TRE-PE prepara urnas para segundo turno no Recife e em Paulista

O processo de transição das urnas para o segundo turno termina na próxima quarta-feira (25)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/11/2020 às 10:40
Antonio Augusto/Ascom/TSE
FOTO: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou a preparar, neste sábado (21), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito do segundo turno nas cidades do Recife e de Paulista.

O secretário de tecnologia do TRE-PE, George Maciel, explica o trabalho. “Essas urnas passam por um processo, agora, de transição para o segundo turno. É um procedimento técnico onde a gente vai programar as urnas para o segundo turno, marcando apenas os dois candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito. É um procedimento mais rápido, existe a demora do autoteste das urnas, todas elas passam por teste novamente, nenhum dado é apagado, todos são mantidos para fins de auditoria (...) elas são novamente encaixotadas e ficam aguardando o término desse processo, que será concluído na próxima quarta-feira (25)”, detalhou.

>> Em Pernambuco, apenas 1,12% das urnas apresentou problemas, diz TRE-PE

>> TSE registra 45 candidatos presos e 2,7 mil urnas trocadas

>> Urnas eletrônicas começam a ser transportadas para polos eleitorais em Pernambuco

>> Eleições 2020: Urnas são seguras e uso é transparente, afirma TSE

>> TRE-PE começa a preparar as urnas eletrônicas para as eleições 2020

>> Diretor-geral do TRE-PE pede que eleitor não use álcool nas urnas para evitar danos

Segundo George Maciel, na quinta-feira (26), os caminhões começam a ser carregados para fazer a distribuição das urnas a partir da sexta-feira (27) nos respectivos locais de votação. “Essa urna, quando chega no local de votação, passa por uma inspeção, checagem, para ver se não houve nenhum dano e todas elas serão vistoriadas até o sábado (28), véspera da eleição”, completou.

A cerimônia realizada neste sábado é pública e foi publicada no Diário Oficial. “Ela é presidida pelos respectivos juízes eleitorais de cada zona e acompanhada também do Ministério Público, foram convidadas OAB e representantes de cada partido”, explicou.

Urnas utilizadas

Para Recife, estão sendo preparadas 2.863. Além do volume total, serão separadas 263 urnas a mais para eventuais contingências. Já para o município de Paulista, além das 546 urnas de seções, o TRE-PE vai contar com mais 51 urnas para eventuais defeitos.

Em caso de substituição, não há perda de dados. Todos são transferidos para as urnas de contingência.