Eleições 2020

Urnas eletrônicas estão sendo transportadas para sessões eleitorais em Pernambuco

As cidades do Recife e Paulista começaram a receber os equipamentos para o segundo turno das eleições

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 27/11/2020 às 12:15
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

As urnas eletrônicas começaram a ser distribuídas para os locais de votação. No Recife, mais de 3 mil equipamentos que serão usados nos 390 locais de votação saíram da unidade do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no bairro do Bongi, Zona Oeste da cidade. Eles foram embalados, lacrados e depois armazenados em 47 veículos. Todos escoltados para garantir a segurança durante o percurso.

Os kits de segurança dos mesários também já estavam prontos para o transporte. O Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel, detalhou sobre o processo.

“Vão ficar sob escolta e guarda da Polícia Militar e começamos também hoje e concluiremos amanhã o processo de vistoria dessas urnas. Então, elas estão sendo entregues, serão retiradas das caixas, montadas nas sessões eleitorais, e o cartório junto com os técnicos passarão, ligarão a urnas, verificarão se todas estão funcionando”, contou.

As urnas são as mesmas usadas no primeiro turno. Todas elas foram reprogramadas, e, caso alguma apresente defeito, será substituída por outro equipamento.

“Temos 263 de reserva para o município de Recife e mais 51 urnas para Paulista. Caso alguma apresente algum defeito, nós iremos transferir para a de reserva, sem perda alguma de nenhum voto”, garantiu.

Em um colégio particular no bairro Graças, Zona Norte do Recife, que é um dos locais de votação, o analista de sistema Hermes Wanderley administra um dos prédios. Há trinta anos, ele participa das eleições.

“O primeiro turno foi bem tranquilo e, mesmo com a pandemia, não tivemos nenhuma dificuldade. A equipe é muito boa e estamos preparados para receber os eleitores novamente”, disse.

Além do Recife, haverá segundo turno para Prefeitura em Paulista e as urnas também começaram a ser transportadas por lá. Serão 547 sessões eleitorais, enquanto que na capital pernambucana o eleitor vai contar com 2.863 sessões.

Ouça a reportagem de Elis Martins: