EDUCAÇÃO

MEC volta atrás sobre retorno às aulas presenciais em janeiro de 2021

A portaria do MEC sobre volta às aulas presenciais era válida para as instituições federais de ensino superior

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/12/2020 às 15:46
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Após determinar o retorno das aulas presenciais dos institutos federais e universidades federais em janeiro de 2021, o Ministério da Educação (MEC) decidiu revogar a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2). O recuo do MEC se deu após a determinação ter repercutido de forma negativa.

Em entrevista à CNN, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que irá abrir uma consulta pública para "ouvir o mundo acadêmico" antes de tomar uma nova decisão.

>> Covid-19: Pernambuco testou apenas 7,9% da população de março a outubro

>> Média de mortes pela covid-19 cresceu nos últimos 7 dias, diz Fiocruz

>> Infectologista fala sobre risco de reinfecção pela covid-19; entenda como ocorre

UFPE se manifestou contra portaria

Mais cedo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) afirmou que "seguirá a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que aprovou, na última sexta (27), o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação presencial para os exercícios de 2020 e 2021 no formato híbrido".

Veja nota na íntegra:

"Diante da Portaria n° 1.030, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa que reafirma sua autonomia e seguirá a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que aprovou, na última sexta (27), o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação presencial para os exercícios de 2020 e 2021 no formato híbrido (Resolução 23/2020). A proposta deste calendário foi construída com ampla participação da comunidade acadêmica.

Reafirmamos o compromisso da UFPE com a proteção da saúde de sua comunidade (estudantes, técnicos e docentes), com as medidas de enfrentamento à covid-19 e as diretrizes para retomada das atividades, pautada nos princípios de biossegurança e defesa da vida."