Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição pede que fiéis subam o morro com segurança

Apesar das mudanças causadas pela pandemia da covid-19, milhares de devotos de Nossa Senhora da Conceição sobem o morro, nesta terça-feira (8)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/12/2020 às 11:14
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Milhares de fiéis sobem o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, nesta terça-feira (8), dia de Nossa Senhora da Conceição. Apesar das mudanças causadas pela pandemia da covid-19, os devotos da santa não deixaram de comparecer ao Santuário. Padre Luiz Vieira, pároco e reitor do local, pede ao público que suba o morro com segurança.

"Venham com segurança, desarmadas, com Deus, com paz no coração, para chegar aqui e, se tiver que enfrentar uma fila, enfrente com distanciamento", disse. "O encerramento será às 19h, com missa celebrada por Dom Fernando Saburido. Será interna, não será na praça pública para evitar aglomeração, com uma quantidade de, no máximo, 600 pessoas", completou.

Número de visitantes superou expectativa

Padre Luiz Vieira, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, comenta que o número de visitantes superou as expectativas. "Se pensarmos o hoje, a partir dos anos anteriores, nós diríamos que tem pouquíssima gente. Mas, dentro desse novo normal, superou as nossas expectativas. Apelamos durante toda a festa para que as pessoas viessem antes do dia 8 (...) Estamos fazendo de tudo para manter os protocolos contra a covid-19, os maiores cuidados e temos vários voluntários que estão nos auxiliando nesse serviço tão bonito", contou.

Este ano, não terá a tradicional procissão final. As missas estão sendo realizadas a cada uma hora e meia. "A gente termina uma missa, faz a higienização do espaço, e já tem gente esperando pela missa. Estamos pedindo para que aquelas pessoas que já participaram da missa, que não passem novamente pelo monumento [da santa], porque existem outras pessoas querendo passar pelo monumento", comentou.

Segundo o pároco, a expectativa é de que o mês de dezembro o santuário seja visitado por milhares de fiéis, já que muita gente não vai comparecer ao local nesta terça-feira.

O repórter Leonardo Vasconcelos acompanha a festa. Confira os detalhes da programação:

Confira fotos do morro: