IPVA

Donos de veículos com placas terminadas em 9 ou 0 devem quitar seus débitos até dia 31 de dezembro

Entenda como funciona o pagamento e vencimento do IPVA de 2020 e como será o de 2021

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 11/12/2020 às 12:09
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a data de vencimento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o conhecido IPVA dos veículos, com terminação 9 e 0 com limite até o dia 31 de dezembro, o proprietário deve se apressar para quitar seus débitos.

Em entrevista ao Passando a Limpo desta sexta-feira (11), o diretor de atendimento do Detran Pernambuco, coronel Felipe Nascimento, destacou que veículos com final de placas 9 e 0 têm até o dia 31 de dezembro para circular com o CRLV de 2019.

>> Entenda como funciona a tributação de impostos no Brasil

>> Entenda como é usado o dinheiro pago pelo IPVA em Pernambuco

“Nós estamos com o último mês do CRLV referente às placas 9 e 0. O prazo que foi dado aí para circulação com o CRLV 2019 iniciou em setembro com placas 1 e 2, 3 4 e 5 puderam circular com o CRLV 2019 até outubro. 6 7 e 8 novembro e agora 9 e 0 têm até o último dia do ano 31 de dezembro para circular. Aqueles que ainda não fizeram o pagamento do conjunto do licenciamento do IPVA referente a 2020 tem que fazer a quitação desse débito que compreende a taxa de licenciamento das três contas do IPVA, o seguro obrigatório e as multas vencidas para que ele receba o certificado de registro e licenciamento de veículo do exercício de 2020”, disse.

“A partir de fevereiro de 2021, já começa a vigorar e ser cobrado o licenciamento referente a 2021. Então, esse prazo foi prorrogado em virtude da pandemia. Nós tivemos um calendário que foi publicado no meio do ano para circulação e foi prorrogado até o final do ano, se estendendo de setembro até dezembro de acordo o conjunto de terminação de placas”, acrescentou o Coronel.

Nesta sexta-feira (11), o Governo de Pernambuco divulgou no Diário Oficial o calendário de pagamento do IPVA para 2021. Os carnês para efetuação do pagamento serão enviados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco a partir de janeiro. Ou poderão ser acessados no site do Detran.

>> Governo de Pernambuco divulga calendário do IPVA 2021; confira

O governo informou ainda que os contribuintes que optarem por pagamento em cota única em fevereiro terão desconto de 7%. Já os que decidirem por parcelamento em até 3 contas, irão pagar a prestação também em fevereiro e quitar o IPVA nos meses subsequentes, com a última parcela em abril.

Ouça a reportagem de Victor Tavares: