lockdown

Justiça determina fechamento de Búzios após alta de casos de covid-19

Os hotéis de Búzios, no Rio de Janeiro, terão 72 horas para desocupar seus quartos e novas reservas estão proibidas

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 17/12/2020 às 13:52
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

A partir desta quinta-feira (17), hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem em Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, deverão ficar fechados devido ao aumento de número de casos de covid-19 e da falta de leitos hospitalares no município.

Os hotéis terão 72 horas para desocupar seus quartos e novas reservas estão proibidas. A decisão, da Justiça do Rio de Janeiro, determina a volta da bandeira vermelha em Búzios, alto risco para a covid-19, e ficará em vigor pelo menos até o final do ano.

Comerciantes reclamam

Inconformados com a medida, cerca de 400 comerciantes de Búzios fizeram uma manifestação em frente ao fórum da cidade, interditando a principal via.

A medida está baseada no descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado pela prefeitura de Búzios em junho. Entre as ações, a prefeitura se comprometia a ampliar a oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, o que não foi feito.

Representante do setor hoteleiro, o empresário Thomas Weber, disse que todos foram pegos de surpresa, mas que acredita na reversão da medida judicial.

Praias devem ser fechadas

As praias do município também devem ser fechadas. Apenas moradores e pessoas que trabalham em Búzios poderão entrar na cidade. Além disso, restaurantes só poderão funcionar com entregas e apenas o comércio essencial, como mercados, farmácias, padarias, distribuidoras de gás e água mineral e lojas de animais, poderá seguir funcionando, ainda assim limitando o acesso de consumidores a 30% da capacidade da loja.

Multa

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a prefeitura de Búzios será multada em R$ 100 mil por dia. A prefeitura de Búzios informou que seguirá a determinação judicial enquanto analisa um eventual recurso.

O município de Búzios tem 30 mil habitantes e é um dos mais procurados por turistas de país e do exterior.