13º Salário

Termina nesta sexta prazo para pagamento da 2ª parcela do 13º salário

Multa para empresa que não efetuar pagamento é de R$ 170,25 por funcionário

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/12/2020 às 9:22
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

Acaba nesta sexta-feira (18) o prazo para que as empresas paguem a segunda parcela do 13º salário aos empregados em todo o Brasil. A multa para as empresas que não realizarem o depósito é de R$ 170,25 por funcionário.

O advogado trabalhista Marcos Alencar explica que, por lei, a data prevista para o pagamento da segunda parcela é o próximo dia 20, mas, como, neste ano, a data cairá em um domingo, o prazo será encerrado nesta sexta.

“O empregador que não tem condições de pagar o 13º deve chamar o empregado e formar um acordo, dando um adiantamento do que for possível e criando uma data prevista para isso. Se for uma empresa com muitos funcionários, deve-se convocar o sindicado para formar um acordo”, analisou o especialista em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal.

Descontos

De acordo com Marcos Alencar, na segunda parcela, os funcionários recebem menos que na primeira. “A segunda parcela tende a ser menor, porque tem os descontos do valor que já foi pago na primeira parcela, do INSS e do Imposto de Renda”, disse. Quem paga pensão alimentícia também tem desconto na segunda parcela.

Confira a entrevista na íntegra: