Covid-19

Nova linhagem do coronavírus é evitada com máscara e distanciamento social, diz diretor da OMS

Jarbas Barbosa deu entrevista ao Passando a Limpo nesta quinta-feira (24). De acordo com ele, o novo coronavírus já foi sequenciado mais de 200 mil vezes

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/12/2020 às 14:52
Foicruz
FOTO: Foicruz

Diretor-assistente da Organização Mundial da Saúde, Jarbas Barbosa deu entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal, nesta quinta-feira (24). De acordo com o especialista em saúde, a nova linhagem do vírus descoberta recentemente pode ser evitada com os instrumentos já conhecidos: máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social.

“As mudanças nos vírus são um fenômeno natural. A grande questão é saber se essas mudanças podem alterar o comportamento do vírus. Já existem mais de 4 mil mudanças no sars-cov-2 [nome científico do novo coronavírus e que causa a doença Covid-19]”, esclarece o especialista. Ainda de acordo com Jarbas, cientistas de todo o mundo já fizeram em torno de 200 mil sequenciamentos genéticos do vírus. “100 mil no Reino Unido, 40 mil nos Estados Unidos e 60 mil no restante do mundo”, precisou.

Comemoração virtual

Jarbas é pernambucano, mas mora nos Estados Unidos. Este ano, diferente do que faz todos os anos, o diretor-assistente não veio ao Brasil. “Em épocas normais, eu já estaria em Recife, tomando um banho de mar em Boa Viagem. Mas, este ano, tomamos a decisão de não viajar para não expor pessoas. A comemoração este ano será virtual”, disse o especialista.

Confira a entrevista na íntegra: