Falta de água

20 dias sem água: confira ranking dos bairros mais afetados por novo rodízio de abastecimento no Grande Recife

De acordo com a Compesa, novo rodízio de abastecimento de água se deve à falta de chuvas no Grande Recife

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 25/01/2021 às 10:20
Divulgação
FOTO: Divulgação

Imagine ficar vinte dias sem receber água em casa. Esta será a realidade dos moradores de bairros de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, com o novo rodízio de abastecimento de água adotado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que começa a valer a partir desta segunda-feira (25). De acordo com a Compesa, o novo rodízio é necessário devido à falta de chuvas no Grande Recife. Em outros locais, a falta de água pode chegar a 15 dias.

Confira ranking

  • 1º Lugar: 20 dias sem água para 1 dia com água

Entram na lista das regiões de Jaboatão dos Guararapes que vão ficar 20 dias sem receber água e 1 dia com abastecimento os bairros de Engenho Velho, Santo Aleixo, Fazenda Suassuna, Centro, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes de Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto, Nossa Senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa e Vila Rica.

Anteriormente, esses bairros já passavam por longo período sem água. Eles eram abastecidos durante um dia e ficavam sem água durante 15. Agora, vão precisar ficar sem água por mais cinco dias.

  • 2º Lugar: 15 dias sem água para 1 dia com água

A cidade de Camaragibe receberá água em um dia e ficará sem água por 15 dias seguidos.

  • 3º Lugar: 10 dias sem água para 1 dia com água

Em São Lourenço da Mata, a população vai ficar 10 dias sem receber água e encher os baldes em 24h.

  • 4º Lugar: 9 dias sem água para 1 dia com água

Moreno é a cidade onde a água vai ficar sem aparecer por nove dias. O abastecimento dura um dia, depois da seca.

  • 5º Lugar: 7 dias sem água para 1 dia com água

Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, que antes, ficavam quatro dias sem água, agora, vão precisar sete dias sem abastecimento. Depois desse intervalo, os moradores terão 24 horas com água nas torneiras.

  • 6º Lugar: 5 dias sem água e 1 dia com água

Ficam cinco dias sem água os seguintes bairros no Recife: Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Dois Irmãos, Macaxeira, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, San Martin, Jiquiá, Vietnã e parte dos bairros da Tamarineira, do Rosarinho, Parnamirim, Aflitos, Torre, Zumbi e Prado. Esses bairros tinham abastecimento diário.

  • 7º Lugar: 3 dias sem água água e 12 horas com água.

No Recife, os bairros do Jordão Alto e do Jordão Baixo ficam com 3 dias sem água e 12 horas com abastecimento.

  • 8º Lugar: 2 dias sem água e 1 dia com água

Os bairros do Recife com dois dias sem água e 1 dia com abastecimento serão: Linha do Tiro, Beberibe, Alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda e parte dos bairros do Espinheiro, da Jaqueira, da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim e dos Aflitos. Também fazem parte da lista o Ibura de Baixo e a UR3.

  • 9º Lugar: 1 dia com água e 1 dia sem água

Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Graças, Coelhos, Paissandu, Boa Vista, Santo Amaro, Recife Antigo, Tacaruna, Vila Santa Luzia e parte dos bairros do Prado, da Torre, do Espinheiro, dos Aflitos e do Zumbi. Esses bairros serão os menos atingidos, ficando um dia com água e um dia sem água.