CORONAVÍRUS

Covid-19: vacinação dos idosos a partir de 85 anos começa nesta semana em Pernambuco

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (25), pelo governador Paulo Câmara

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 25/01/2021 às 19:45
Heudes Regis/Governo de Pernambuco
FOTO: Heudes Regis/Governo de Pernambuco

A partir desta terça-feira (26) as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, recebidas no último domingo (24), serão destinadas à imunização de pernambucanos e pernambucanas com mais de 85 anos de idade. Já as 38.400 novas doses da CoronaVac que chegaram ao Recife, na tarde desta segunda-feira (25), darão continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde. O anúncio foi feito, nesta noite, pelo governador Paulo Câmara. Ele informou que a destinação das novas doses foi debatida com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e com os municípios.

>>>Pernambuco deve definir nesta segunda como será a distribuição das 84 mil doses da vacina de Oxford

“A importância de vacinar esse grupo de idosos se baseia nos dados atuais da saúde. Pessoas nessa faixa etária representam 15% do total de óbitos”, justificou Paulo Câmara. As vacinas serão repassadas aos municípios de acordo com a sua quantidade de habitantes idosos a partir dos 85 anos, com a orientação de que a imunização seja facilitada de todas as maneiras possíveis.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou que dois terços desse público vai a óbito quando acometidos pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho do caso o óbito. “A decisão de priorizar esse grupo evitará novas mortes e refletirá em menos internamentos e na pressão em nosso sistema de saúde”, disse Longo, informando ainda que atualmente 60 leitos covid de terapia intensiva (UTI) estão ocupados com idosos com 85 ou mais. “A responsabilidade com as vidas têm que ser o norte principal neste momento”, frisou.

Trabalhadores de saúde

Vindas de São Paulo, as 38.400 novas doses da CoronaVac, desenvolvidas em parceria com o Instituto Butantan, desembarcaram na tarde desta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, às 15h20, em voo operado pela companhia aérea Latam. Estas, conforme adiantou o governador, serão destinadas aos profissionais da saúde.

Medidas sanitárias

O governador Paulo Câmara reforçou ainda, em seu pronunciamento, a importância de ser mantido o respeito aos protocolos sanitários, enquanto ainda não há previsão de imunização para todos os pernambucanos. “Ainda estamos longe de vacinar todos os integrantes do primeiro grupo prioritário. Temos mais três grupos de prioridades antes de começar a imunização em massa. Por isso, o cuidado em evitar aglomerações, a observação da higiene das mãos e o uso de máscaras permanecem como orientações válidas”, salientou.