EDUCAÇÃO

Governo de Pernambuco libera aulas presenciais nas escolas municipais; confira datas

Secretário de Educação do Estado, Marcelo Barros, divulgou, nesta quarta (3), o calendário de volta às aulas na Rede Pública

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/02/2021 às 17:05
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino iniciam, nesta semana, mais um ano letivo. Seguindo o mesmo formato anunciado em outubro de 2020, as aulas para estudantes do ensino médio estão sendo retomadas no modelo híbrido, com aulas presenciais e remotas.

Durante coletiva de imprensa online, nesta quarta-feira (3), o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros, detalhou o retorno dos estudantes do Ensino Fundamental e Infantil.

De acordo com o secretário, foi apresentado o cronograma de retomada das aulas presenciais que atendam as etapas de ensino. O calendário começará a ser cumprido a partir de 1º de março. Primeiramente, voltarão os estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Em seguida, ainda de acordo com Marcelo Barros, os estudantes dos anos iniciais do Fundamental (1º ao 5º ano), estarão autorizados a retornar a partir do dia 8 de março. Por fim, haverá o retorno do infantil, cuja volta está prevista no dia 15 de março. Vale salientar que a partir do dia 22 de fevereiro, os professores já estarão nas escolas.

Ele destacou que o calendário foi acordado com a Amupe e a Undime e que os protocolos sanitários devem ser seguidos pelas prefeituras.

As escolas particulares, de todas as séries, da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, podem ter atividades presenciais nas unidades de ensino desde outubro e novembro do ano passado. A liberação foi também gradual.

Assista

Números no Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (03), 1.627 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 77 (4,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.550 (95,3%) são leves.

>>Covid-19: Veja como agendar vacinação para idosos acima de 85 anos em Caruaru

Agora, Pernambuco totaliza 265.349 casos confirmados da doença, sendo 31.209 graves e 234.140 leves.

Mortes

Também foram confirmados 12 óbitos, ocorridos entre 14 e 30/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.399 mortes pela Covid-19.

>>Idosa de 98 anos relata alívio após ser vacinada contra a covid-19: 'Estava com vontade de tomar logo'

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.