INVESTIGAÇÃO

Médico que atua no Agreste de Pernambuco é suspeito de 'furar fila' e tomar vacina da covid-19

O profissional de saúde teria aplicado duas doses do imunizante em um intervalo de apenas 4 dias. Denúncia foi encaminhada para SDS, MPPE e Cremepe

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 03/02/2021 às 16:05
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) encaminhou para investigação da Secretaria de Defesa Social (SDS), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) o caso de um médico que atua no Agreste de Pernambuco e que teria tomado, de forma irregular, duas doses da vacina contra a Covid-19 em intervalo de apenas quatro dias. De acordo com a denúncia, a primeira aplicação do imunizante teria sido feita em Caruaru, no dia 22/01, e a outra em Lagoa do Ouro, em 26/01.

>>>Covid-19: Estádio do Arruda é novo ponto de vacinação no Recife; veja como funciona

O caso foi informado no final da tarde da última terça-feira (02) pela secretaria municipal de Saúde de Lagoa do Ouro, que identificou a situação ao tentar registrar a aplicação no sistema de informação.

Importância de não 'furar fila'

O Secretário Estadual de Saúde, André Longo, ressalta a importância da população e dos trabalhadores da Saúde seguirem as recomendações oficiais sobre o uso do imunizante. “A vacina é um bem coletivo e é preciso respeitar os públicos prioritários e o tempo entre a primeira e segunda dose. Além disso, reitero a necessidade de denunciar os casos que não estão em conformidade com o plano estadual de vacinação para que sejam devidamente investigados. O sistema é nominal, com identificação pelo CPF, e nós estamos, em parceria com os órgãos de segurança e de controle, fiscalizando a correta aplicação dos insumos”, informou.

>> Pesquisa: Para 80% dos médicos, segunda onda de covid-19 pode ser pior que primeira

Agendamento

O agendamento começa nesta quarta-feira (3), no site da Prefeitura do Recife. Os profissionais já podem ser vacinados, a partir da quinta-feira (4). O prefeito também explicou como será o procedimento de vacinação.

Vacinação

A vacinação começou há algumas semanas e já chegou para idosos e doentes em instituições de longa permanência, parte dos profissionais de saúde que atendem pacientes com covid-19, e idosos com idades acima de 85 anos.

“Como vai funcionar? As instituição de saúde vão poder dar autorização para os seus trabalhadores que estão contemplados nessas áreas. Com essa autorização, o profissional de saúde vai poder fazer a marcação para receber a vacina, em um dos nossos centros. Todas as instituições de saúde da cidade já estão sendo contactadas pela Prefeitura, já foram realizadas várias reuniões, ao longo da semana, para garantir que todos os trabalhadores terão o certificado recebido pela instituição para fazer a vacinação em um dos centros”, disse o prefeito.