DINHEIRO

Caixa antecipa pagamento de abono salarial de março; veja se tem direito

Valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 05/02/2021 às 18:00
José Cruz/Agência Brasil
FOTO: José Cruz/Agência Brasil

A Caixa antecipou para a próxima terça-feira (09) o pagamento do abono salarial 2020/2021 para os trabalhadores nascidos em maio e junho que receberiam os valores devidos a partir do dia 17 de março. Com a antecipação do calendário, esses beneficiários receberão juntamente com os nascidos em março e abril. Mais de 7,5 milhões de trabalhadores terão direito ao saque do benefício nessa etapa do calendário, totalizando mais de R$ 5,9 bilhões em recursos disponibilizados.

>>>PIS-PASEP 2020/2021: abono salarial é antecipado; veja se vai receber e quando

Esses valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com recursos nas contas dos clientes para serem movimentados, é possível fazer compras pela internet ou em estabelecimentos físicos, com pagamentos diretamente na maquininha.

RECEBIMENTO

Os trabalhadores nascidos em março, abril, maio e junho poderão movimentar os valores com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking Caixa, pelo celular ou computador. Também podem ser utilizadas as contas Poupança Social Digital que são movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem.

Segundo a Caixa, nos casos em que o valor do abono salarial não possa ser creditado em conta existente ou em conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências, a partir do dia 11 deste mês. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021. No total, este ano, a Caixa vai disponibilizar R$ 17 bilhões para 22,2 milhões trabalhadores.

QUEM PODE RECEBER

Podem receber o abono salarial 2020/2021 os trabalhadores inscritos no PIS há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial, conforme categoria da empresa. Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.