ALERTA

Nova variante da covid-19 é confirmada em pacientes do Amazonas transferidos para o Recife

Sequenciamento genético foi feito na Fiocruz PE. Nova variante da covid-19 não foi achada em amostras de residentes em Pernambuco

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/02/2021 às 17:21
Robson Valverde/SES-SC
FOTO: Robson Valverde/SES-SC

O Governo de Pernambuco informou, nesta quinta-feira (11), que dois pacientes do Amazonas que foram transferidos para Pernambuco a fim de dar continuidade no tratamento da covid-19 tiveram confirmação laboratorial para a variante P1 do novo coronavírus. O sequenciamento genético foi feito no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e o resultado foi informado à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na tarde desta quinta-feira (11/02).

Os dois pacientes infelizmente não resistiram. Ambos eram do sexo masculino e estavam na faixa etária dos 50 anos. Um deles veio a óbito no Hospital das Clínicas (HC) em janeiro. Já o outro também foi internado inicialmente no HC e, após agravamento do caso, transferido para o Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Alfa), onde veio a falecer neste mês de fevereiro.

>> Secretário estadual de Saúde acredita que nova variante do coronavírus já circula em Pernambuco

>> Paraíba confirma variante mais contagiosa do coronavírus em circulação no estado

A secretaria executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael, destaca o trabalho de monitoramento que vem sendo realizado com todos os pacientes do Amazonas. "Os hospitais que receberam esses pacientes vindos de Manaus fizeram o isolamento deles durante todo o tratamento. A SES-PE, junto ao município do Recife, monitorou, também, os profissionais e trabalhadores da saúde que estavam juntos a esses pacientes e também não foi detectada nenhuma contaminação posterior", destaca. A secretária também lembra que o translado dos corpos dos pacientes que vieram a óbito, feito pelo Governo do Amazonas, seguiu todas as medidas de segurança.

>> Amazonense com covid-19 transferido para Pernambuco morre no Hospital das Clínicas, no Recife

>> Morre segundo paciente com covid-19 transferido do Amazonas para o Recife

Análise

Ao todo, até o momento, a Fiocruz PE analisou 44 amostras biológicas que tinham confirmação para o novo coronavírus. Desse total, 4 eram de pacientes do Amazonas (2 com a nova variante e 2 não). Outras 36, todas negativas, foram escolhidas de forma aleatória e contemplam pernambucanos de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), inclusive do arquipélago de Fernando de Noronha. Em outras 4, também de pernambucanos, não foi possível realizar o trabalho devido às condições das amostras.

>> Covid-19: Nova variante é detectada em 91% dos casos no Amazonas

A descoberta foi feita no laboratório de nível de biossegurança nível 3 da Fiocruz PE e na central de sequenciamento. O processo para preparo das amostras, extração do RNA e posterior sequenciamento e análise dos dados leva, em média, duas semanas. "Nós conseguimos identificar duas variantes P1, que são aquelas que estão sendo relatada em Manaus e que é considerada uma variante de preocupação. Mas, nas amostras aqui do Estado, não encontramos", ratifica a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência da Fiocruz PE, Constância Ayres.

Variante presente em outros estados do Nordeste

Nos últimos dias, outros estados nordestinos, como Paraíba e Bahia, já confirmaram a identificação dessa nova linhagem.

Apesar do achado atual envolver pacientes do Amazonas, Constância Ayres reforça a possibilidade de circulação da variante P1 em território pernambucano. "Pode acontecer dessa variante ser introduzida aqui em Pernambuco. Não significa que vamos ter um aumento de casos. Pode ser que sim, mas ainda não está comprovado laboratorialmente que essa variante tem uma transmissibilidade maior. Há indícios que sim, mas laboratorialmente isso ainda não foi comprovado. A população deve manter os mesmos cuidados: o uso de máscara, a etiqueta respiratória, o distanciamento social e o isolamento em caso de pessoas positivas", diz.

"Além das ações coordenadas entre as secretarias estaduais e o Ministério da Saúde, para encaminhamento dos pacientes do Amazonas para as mais diversas regiões brasileiras, também sabemos de pessoas que foram buscar assistência em outros locais de forma espontânea. Essa circulação, de forma indiscriminada, leva a crer que já temos o novo vírus em diversas localidades. Esse é mais um alerta para que todos continuemos tomando todas as precauções de higiene e mantendo o distanciamento para evitar adoecimentos, independente de qual seja a variante da infecção", lembra o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Monitoramento

A SES-PE, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), continuará encaminhando para a Fiocruz PE amostras biológicas de pacientes positivos para a covid-19 com o intuito de monitorar a circulação do vírus no Estado. Esse será um trabalho periódico e feito por amostragem de diversas regiões e municípios do Estado. "Estaremos monitorando se haverá um aumento ou não dessa variante aqui no Estado", frisa Constância Ayres.