BBB

Depressão, ansiedade e TDAH: Entenda doenças sofridas por Fiuk do BBB21

De acordo com equipe de comunicação do cantor, Fiuk está sem remédios para doenças no Reality Show

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 15/02/2021 às 12:16
Reprodução/TV Globo
FOTO: Reprodução/TV Globo

Participante da 21ª edição do Big Brother Brasil, da TV Globo, o cantor Fiuk tem chamado atenção do público pelo aspecto frágil, abatido e por crises de choro. Nas redes sociais, fotos do cantor chegaram a virar meme. A equipe do participante rebateu, informando que o Fiuk sofre de depressão, ansiedade e TDAH (Transtorno de Atenção com hiperatividade) e pediu que o público fosse “empático” com o cantor. Mas, afinal, o que são essas três doenças?

Depressão

De acordo com o site do médico Drauzio Varella, a Depressão é “uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite”. Segundo o médico, vários fatores podem causar a depressão como questões genéticas, “acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas, consumo de drogas lícitas e ilícitas” e alguns medicamentos. Segundo o site de Varella, o tratamento de casos graves de depressão devem ser tratados com uso de anti-depressivo.

Assista entrevista do Casa Saudável na TV JC sobre Depressão:

TDAH

O Transtorno de Atenção com Hiperatividade é descrito no site de Dráuzio Varella como “um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade. Esses sinais devem obrigatoriamente manifestar-se na infância, mas podem perdurar por toda a vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados”. De acordo com o site, os principais sintomas são desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo. “Esses sintomas podem manifestar-se em diferentes graus de comprometimento e intensidade”, explica o site, acrescentando que o indivíduo pode ter impactos negativos no convívio social e familiar e nada vida escolar e profissional. O tratamento também é medicamentoso.

Assista entrevista do Casa Saudável na TV JC sobre TDAH:

Ansiedade

A ansiedade é caracterizada pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo, segundo o site de Drauzio Varella. Segundo a publicação a ansiedade “causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes” e pode afetar pessoas de todas as idades. Entre os sintomas, estão inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e tensão muscular. Falta de ar e taquicardia também são frequentemente relatados. Sob orientação médica, o tratamento envolve medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos e terapia comportamental cognitiva.

Veja entrevista do Casa Saudável da TV JC sobre como a fisioterapia pode ajudar no tratamento de Ansiedade e Depressão: