NOVO CORONAVÍRUS

Prefeito de Nazaré da Mata fala sobre a suspensão das aulas presenciais na cidade

Nino (Solidariedade) concedeu entrevista à TV Jornal nesta sexta (19)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 19/02/2021 às 19:25
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Devido a alta no número de casos do novo coronavírus (covid-19), em Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, as aulas presenciais para os alunos do ensino médio nas escolas estaduais da cidade serão suspensas.

O pedido foi feito pela diretora da Gerência Regional de Educação da Mata Norte, Edivânia Arcanjo, à Secretaria de Educação do Estado. O prefeito do município, Nino (Solidariedade), conversou com a reportagem do programa Por Dentro com Cardinot desta sexta (19) e falou sobre a ação tomada.

Confira

A determinação passa a valer a partir de segunda-feira (22). Será uma semana sem aulas presenciais.

Aulas remotas

Devido a suspensão das aulas presenciais, os alunos vão passar a ter aulas remotas.

Escolas

Atualmente, a cidade conta com cerca de cinco escolas estaduais, e mais de 500 alunos.

Nota da Prefeitura na íntegra

Para barrar casos de contaminação e de mortes por conta da covid-19, a prefeitura de Nazaré da Mata baixou, agora pouco, um novo decreto. O documento traz restrições ao comércio de bares, restaurantes até às 20h. Quem desrespeitar pode ter o alvará sanitário cassado. O quadro de mortes e contaminações pelo novo coronavírus está em alta na cidade. Só nos primeiros 15 dias desse mês foram 232 casos notificados.

Bares e lanchonetes estão proibidos de funcionar após as 20h em Nazaré da Mata

A Prefeitura de Nazaré da Mata também proibiu o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e bares após às 20h. O decreto número 11/21 foi publicado pelo poder público municipal na quarta-feira (17) e visa evitar o avanço da covid-19 na cidade. A prefeitura também decidiu limitar o número de fiéis nas igrejas.

De acordo com o decreto, as restrições têm validade, a princípio, de 30 dias e podem ser estendidas, em caso de necessidade.

A prefeitura informou, na norma, que os estabelecimentos que descumprirem essas medidas terão o alvará de funcionamento cassado. Os locais também ficam sujeitos a perder a autorização para exercer esse tipo de atividade.

O decreto também determina que ficam proibidas as aglomerações em outros estabelecimentos de venda de alimentos e bebidas, em ambientes fechados. Esta parte da norma trata, ainda, de casas de festas ou qualquer tipo de igreja e templos religiosos, que devem seguir essa mesma restrição.

O decreto explica que “entende-se por aglomeração as reuniões em mesas, rodas de conversa ou bate papo com mais de quatro pessoas, em ambiente ou estabelecimento fechado”. A norma trata de estabelecimentos que têm permissão para funcionar em vias públicas, mesmo que de forma provisória.

Decreto foi compartilhado na página do Facebook da Prefeitura de Nazaré da Mata.

Igrejas

Todos os templos religiosos poderão funcionar, desde que limitem a 30% a capacidade de público. Nos casos dos templos maiores, fica proibido reunir mais de 300 pessoas. Os fiéis deverão usar máscaras, de forma obrigatória, cobrindo boca e nariz e precisam manter o distanciamento de 1,5 metro. Também é preciso assegurar o fornecimento de álcool em gel ou líquido a 70%. Bebedouros coletivos ficam vedados.

Ainda de acordo com o decreto, fica proibida entrada de clientes em agências bancárias e repartições públicas sem máscaras. Quem descumprir, disse a prefeitura, está sujeito a ser enquadrado em crime de desobediência.

O município autorizou também o trabalho em casa para os servidores idosos ou que se enquadrem em grupos de maior risco da covid-19. A medida é estendida aos servidores que convivem com idoso ou pessoas que necessitam de cuidados especiais.