DESCASO

Pichações em prédios de Olinda sujam história da cidade

Quem passa pelas ruas de Olinda se depara com pichações por toda parte

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/02/2021 às 17:28
WELINGTON LIMA/TV Jornal
FOTO: WELINGTON LIMA/TV Jornal

Um lugar histórico com marcas de vandalismo e abandono. É assim que está Olinda, um dos cartões postais do país. Quem passa pelas ruas se depara com pichações espalhadas por toda parte.

Logo na entrada da cidade o prédio dos correios está todo manchado. Mais na frente, na Rua do Sol, onde fica a Praça do Carmo, ponto de encontro de foliões na época de Carnaval, as duas estátuas que representam o tempo da maçonaria também não escaparam da ação dos vândalos.

As placas com informações históricas nem se fala. Difícil alguém conseguir ler. Na ladeira do Bonfim e nos Quatro Cantos mais pichação nos muros das casas. Até a lixeira foi pichada.

Diante de tanto descaso o sentimento dos moradores é de tristeza. “É horrível. Não é normal uma coisa dessa. Esse prefeito tem que tomar uma providência”, comentou a moradora maria de Lourdes Barbosa.

Ivanildo Marinho é taxista e mora na cidade há 40 anos em Olinda. Ele disse que este tipo de crime sempre existiu e que as providências demoram a ser tomadas. “Se aqui é uma cidade turística, a gente tem que dar o privilégio aos turistas para chegar e ver uma imagem de Olinda bonita e limpa”, reclamou.

Crime

Pichar edificação ou monumento urbano é crime e está na lei federal ambiental de 1998 que determina multa e detenção de três meses a um ano de reclusão para quem for pego cometendo o ato.

Resposta da Prefeitura de Olinda

Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que além das câmeras de monitoramento, a Secretaria de Segurança tem uma ronda 24 horas para fiscalizar esse tipo de crime. Quem quiser denunciar pichações, pode ligar para o telefone 153 da Guarda Civil municipal.