INFECÇÃO

Síndrome de Haff: especialista detalha toxina presente no peixe e fala sobre a doença

A síndrome é também conhecida como doença da urina preta; confira mais informações

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 23/02/2021 às 16:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Síndrome de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

>>> Outros três casos de doença da urina preta são investigados.

>>> Saiba como se prevenir da Síndrome de Haff (Doença da Urina Preta)

>>>Síndrome de Haff: mulheres são infectadas no Recife por doença causada pela toxina do peixe

Sobre a doença, a reportagem do Por Dentro com Cardinot conversou com o infectologista, Filipe Prohaska. O especialista deu detalhes e esclareceu acerca da enfermidade.

Veja no vídeo

Infecções no Recife

Duas mulheres adoeceram após comerem o peixe Arabaiana, espécie conhecida também como olho de boi. Uma delas está na UTI e a outra foi atendida na enfermaria de um hospital do Recife. Elas estão com a síndrome de Haff.

A mãe das duas mulheres, Betânia Andrade, concedeu entrevista ao programa Por Dentro com Cardinot, exibido nesta terça-feira (23), e fez um alerta para a população sobre o consumo do peixe.

"Muita gente não sabe, mas segundo o médico, vem do peixe essa toxina. Então queria dizer a todo mundo pra tomar cuidado. Minha filha está muito mal na UTI, a outra está no apartamento. Esse peixe está causando um mal muito grande a minha filha", declarou Betânia, emocionada.

Sintomas da doença de Haff

Os sintomas da doença de Haff surgem entre 2 a 24 horas após o consumo de peixe ou crustáceos bem cozidos, mas contaminados, e estão relacionados com a destruição das células musculares, sendo os principais:

  • Dor e rigidez nos músculos, que é muito forte e surge de repente;
  • Urina muito escura, marrom ou preta, semelhante à cor do café;
  • Dormência;
  • Perda da força;

Na presença desses sintomas, principalmente se for notado escurecimento da urina, é importante que a pessoa consulte um clínico geral para que seja possível avaliar os sintomas e realizar exames que ajudem a confirmar o diagnóstico.