Vacinação contra covid-19

Idosos com idades entre 80 e 84 anos vão começar a ser vacinados nos próximos dias em todo o Estado de Pernambuco

Secretário de Saúde do Estado anunciou que Pernambuco recebeu 82 mil doses de vacina contra covid-19 nesta quarta-feira

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/02/2021 às 10:23
Ascom Camaragibe / Cortesia
FOTO: Ascom Camaragibe / Cortesia

A espera pela tão esperada agulhada da vacina contra a covid-19 está perto de acabar para idosos com idades entre 80 e 84 anos em todo o Estado de Pernambuco. É que o secretário de Saúde do governo estadual, André Longo, anunciou que mais 82 mil doses do imunizante devem começar a ser enviadas para os municípios ainda nesta quarta-feira (24). Segundo o gestor, as doses devem ser aplicadas em pessoas desta faixa etária.

O avião com as vacinas chegou a Pernambuco na manhã desta quarta-feira. Em entrevista à Rádio Jornal, o secretário disse que a remessa deve ser distribuída para as cidades ainda hoje. Pela experiência do que tem acontecido desde o início da campanha de vacinação há algumas semanas, os municípios têm começado a aplicar os imunizantes no público-alvo no mesmo dia em que recebem a encomenda ou, no máximo, na mesma semana.

A capital do Estado, Recife, já aplica o imunizante em pessoas com mais de 80 anos desde o último dia 12 deste mês de fevereiro. A ideia do governo estadual é “uniformizar” o processo de vacinação nesta faixa etária.

Como é o processo de distribuição das vacinas?

O Ministério da Saúde recebe as vacinas das fabricantes e envia as doses para os governos estaduais. Cabe aos governadores e secretários estaduais de saúde a divisão da quantidade de doses que cada cidade deve receber. Depois de receber os imunizantes, os Estados redistribuem as caixas aos municípios. São os agentes de saúde municipais que fazem a aplicação das vacinas em postos de saúde e hospitais das prefeituras.

Importância de imunizar idosos com mais de 80 anos

De acordo com André Longo, nesta quarta-feira (24), Pernambuco tem 160 pessoas com mais de 80 anos internadas com covid-19 em leitos do SUS no Estado. “Vamos cuidar dessas pessoas mais vulneráveis”, disse Longo, no programa Passando a Limpo.

Casos de Covid-19 em Pernambuco

Até agora, Pernambuco já registrou 292.913 casos da covid-19. Em 24 horas, entre a segunda (22) e a terça-feira (23), o Estado registrou mais 1.724 casos e 24 novas mortes causadas pela doença.