CONTROLE

Devido à covid-19, igrejas de 63 cidades de Pernambuco só funcionarão até às 17h nos fins de semana

Avanço da covid-19 nessas regiões tem preocupado o governo estadual, que decidiu adotar medidas mais rígidas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/02/2021 às 17:20
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Em coletiva de imprensa online, realizada nesta quinta-feira (25), o Governo de Pernambuco divulgou novas restrições no interior do estado. A medida foi tomada como forma de barrar o aumento preocupante de casos da covid-19 nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a partir da próxima segunda-feira (1º) até o dia 12 de março “estarão suspensas as cirurgias eletivas nas unidades de saúde públicas e privadas nessas três regiões”.

>> Em um intervalo de 16 dias, dois bebês com menos de 1 ano morrem vítimas da covid-19 em Garanhuns

>> Fiocruz: síndrome respiratória grave tende a aumentar em Pernambuco e outros 7 estados

>> Em 24 horas, Pernambuco confirma mais 1.202 casos da covid-19

Igrejas

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, que também participou da coletiva de imprensa online, anunciou que as atividades não essenciais terão o horário de funcionamento reduzido nos fins de semana nos 63 municípios. A partir das 17h da sexta-feira até às 5h da segunda-feira essas atividades ficarão proibidas de funcionar.

As restrições atingem também as igrejas. “Será fundamental que as pessoas nas igrejas respeitem também esse horário. Não só com relação à limitação do número de pessoas, mas principalmente os horários. Os cultos e as missas, nos fins de semana, só poderão ocorrer até às 17h (...) As medidas estão sendo tomadas com o objetivo de reduzir a concentração de pessoas e garantir que as pessoas frequentem seus estabelecimentos religiosos, mas com o uso da máscara, do álcool e com o distanciamento social", comentou o secretário.

Ainda de acordo com Pedro Eurico, durante a semana, as atividades não essenciais poderão funcionar até às 20h.

Por serem consideradas atividades essenciais, farmácias e supermercados não serão afetados.

Cidades afetadas

II GERES
Municípios (20): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.
IV GERES

Municípios (32): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
IX GERES

Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.