BEm

Paulos Guedes fala sobre retorno de programa que permite redução de salários e suspensão de contratos

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) permite redução de salários e jornada, ou suspensão de contratos

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 08/03/2021 às 11:49
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a possibilidade de retorno do programa que permite suspensão de contratos e reduções de salário e jornadas de trabalhadores, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

>> Projeto recria programa que permite redução de salários e jornada por mais 180 dias

O programa

Chamado de Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário.

Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

Será renovado?

Guedes anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários), que vigorou no ano passado. “O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes.

>> Seguro-desemprego tem novo teto, após reajuste; veja como solicitar

>> Auxílio emergencial em 2021 de R$ 150 a R$ 300 'e poucos': após confirmação da divisão de valores, veja quanto deve receber

>> Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados em 2021: Guedes volta a falar sobre o assunto; veja previsão de pagamentos

Qual a previsão?

O governo aguarda a aprovação do orçamento de 2021 ainda este mês. A expectativa é de que o Congresso vote a matéria até o dia 24 de março.

Depois disso, a equipe econômica deverá anunciar mudanças para trabalhadores e aposentados, para diminuir os impactos das novas medidas restritivas adotadas em praticamente todo o país por causa do agravamento da pandemia da covid-19.

Entre as mudanças, a reedição doprograma de suspensão de contratos e de redução de jornada (BEm). O programa de preservação de empregos se chama BEm.