Pandemia do novo coronavírus

Quarentena é desrespeitada em Jaboatão dos Guararapes, com comércio informal nas ruas de Prazeres

A reportagem do JC encontrou uma viatura da Guarda Municipal, mas os fiscais não impediram as aglomerações

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/03/2021 às 9:59
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O decreto que estabelece uma quarentena em Pernambuco a partir desta quinta-feira (18) não foi respeitado em alguns pontos do Grande Recife. Em Prazeres, bairro de Jaboatão dos Guararapes, o comércio informal abriu e a população foi ao encontro dos ambulantes.

Na avenida General Barreto de Menezes, em Prazeres, a reportagem do Jornal do Commercio encontrou uma viatura da Guarda Municipal muito perto dos ambulantes. Entretanto, os fiscais não impediram o funcionamento das barracas espalhadas pelas ruas do bairro.

Sem usar máscaras, vários ambulantes comercializam produtos como plásticos, eletrônicos e roupas. Há também várias barracas vendendo comida sem nenhum distanciamento social.

Piedade

Na praia de Piedade, também em Jaboatão dos Guararapes, o JC encontrou pouquíssimas pessoas na faixa de areia. O trânsito na Avenida Ayrton Senna estava bastante tranquilo por volta das 7h50.

A reportagem do site da Rádio Jornal procurou a assessoria de imprensa de Jaboatão dos Guararapes para entender porque os ambulantes trabalharam normalmente na manhã desta quinta-feira (18) e aguarda resposta.

De acordo com o decreto estadual, entre esta quinta e o domingo (28), apenas serviços essenciais podem funcionar no Estado. A quarentena foi adotada após o agravamento da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco e o aumento na taxa de internados em leitos de UTI do serviço público de saúde.

Resposta

Sem explicar o motivo pelo qual a Guarda Municipal não dispersou os ambulantes, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes disse que vai ajudar a Polícia Militar no cumprimento do decreto. "A Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública do Jaboatão dos Guararapes informa que a Guarda Municipal irá atuar em apoio à Polícia Militar no cumprimento do decreto expedido pelo Governo do Estado que endurece as regras de isolamento social a partir desta quinta-feira (18) em todo território pernambucano. Outros setores da administração municipal, a exemplo do Procon e Vigilância Sanitária, estarão em campo no sentido de contribuir para com as medidas impostas pelo governo estadual, de contra-aglomeração, a fim de reduzir os índices de contaminação pelo novo coronavírus", disse a prefeitura em nota.

Recife

No Recife, moradores da Zona Sul também desrespeitaram o decreto e foram até o calçadão da praia de Boa Viagem praticar esportes e se divertir na manhã desta quinta.