pandemia

Novo coronavírus: Brasil ultrapassa o número de 300 mil mortes pela covid-19

O Brasil, nessa última semana, inclusive, foi responsável por 27% das mortes por covid-19 de todo o planeta

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 24/03/2021 às 18:19
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Em pouco mais de um ano de pandemia, o Brasil chegou ao número de 300.015 mortes pela covid-19. Os casos foram confirmado, nesta quarta-feira (24), com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa e divulgados às 16h40. Nessa última semana, de acordo com o Estadão Conteúdo, o Brasil foi responsável por 27% das mortes de todo o planeta, e ultrapassou os Estados Unidos no dia 5 de março, quando registrou 1,8 mil novos óbitos.

Pernambuco registra recorde diário

Em relação ao Estado de Pernambuco, sem fazer comparativos com as medidas tomadas pelos governos federal e estadual no combate à covid-19, os números também são preocupante. Nesta quarta-feira (24), 2.738 casos da covid-19. O número é recorde diário de casos desde os registros começaram em março do ano passado. Ao todo, Pernambuco totaliza 336.236 casos confirmados da doença, sendo 34.969 graves e 301.267 leves.

> Com mais de 2,7 mil pessoas infectadas, Pernambuco registra recorde diário de casos da covid-19

Também foram confirmados 45 mortes pela covid-19, ocorridos entre 16/02/2021 e 23/03/2021. Com isso, o Estado de Pernambuco totaliza 11.807 óbitos. Vale lembrar que esses números acontecem mesmo durante um período de quarentena decretado pelo governador Paulo Câmara, que pode ser prorrogada. Os detalhes epidemiológicos dos números da covid-19 serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

> Média de mortes por covid-19 cresce há um mês, diz Fiocruz

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95