saúde

Covid-19: Pernambuco inicia imunização de idosos de 65 a 69 anos e profissionais de segurança pública

O Governo de Pernambuco anunciou a chegada de mais 394 mil novas doses da vacina contra a covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 01/04/2021 às 17:20
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (01), a chegada de mais 394 mil doses de vacinas contra a covid-19 a Pernambuco, sendo 362 mil da Coronavac e 32 mil da AstraZeneca/Oxford. Esse novo lote será possível garantir a segunda dose aos idosos com mais de 65 anos, além de iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública, a partir da inclusão dessa categoria entre os grupos prioritários.

Até o momento, o governo estadual garante que já são 1.833.530 unidades de imunizantes contra a covid-19 recebidos. Neste sexta-feira (02), as novas dose da vacina serão enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde, onde as ficarão à disposição dos municípios. Em meio a isso, o governo informou que vai lançar uma nova campanha de comunicação, com o objetivo de reforçar o trabalho sobre a importância do uso de máscaras para evitar o contágio da covid-19.

“Os municípios precisam ficar atentos a cada pauta de distribuição, para que o insumo seja utilizado da forma correta, beneficiando os grupos que já estão sendo contemplados e guardando, quando necessário, as doses destinadas à segunda aplicação”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

 

Novo Plano de Convivência

Na quinta-feira (01) inicia o novo plano de convivência com a covid-19 em Pernambuco, depois de uma quarentena mais rígida de 14 dias. As lojas do comércio de rua e dos shoppings reabrem às 10h e podem ficar abertas até às 20h durante a semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados. As academias de ginástica também voltaram a funcionar. De acordo o governador Paulo Câmara (PSB), as regras são válidas, inicialmente, até o dia 25 de abril.

> Covid-19: 'Tem jovem precisando de pulmão artificial para sobreviver em Pernambuco', diz secretário

O médico Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), demonstrou a preocupação com a frequência de adultos jovens que são internados nos hospitais com sintomas de covid-19. No dia da declaração, em 25 de março, 1.800 pessoas com covid-19 estavam internadas em leitos de UTI, sendo 1.424 pessoas em vagas públicas e 418 em vagas privadas.

"Eles estão se expondo muito. A gente está cansada de ver gente morrendo e à espera de um leito. Isso magoa, é doloroso e traz bastante sofrimento", desabafou o infectologista.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscra cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95