Pandemia do novo coronavírus

ECMO: Tratamento usado por Paulo Gustavo contra covid-19 custa R$ 30 mil por dia; médico explica como aparelho funciona

ECMO é um aparelho considerado de ponta e que ajuda pacientes a sobreviverem contra covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 05/04/2021 às 14:08
Reprodução
FOTO: Reprodução

Usado pelo ator Paulo Gustavo para se tratar contra a covid-19, o ECMO (sigla em inglês para Oxigenação por Membrana Extracorpórea) pode custar, em média, R$ 30 mil por dia. A informação foi dada pela médica Ludhmila Hajjar, em entrevista à CNN. Hajjar chegou a ser cotada para o cargo de ministra da Saúde, mas recusou o convite do presidente Jair Bolsonaro, por discordar da política defendida pelo governo.

Nesta segunda-feira (5), o cirurgião cardiovascular Alexandre Magno explicou no Passando a Limpo, da Rádio Jornal, como o aparelho funciona.

“A ideia do ECMO é promover um repouso pulmonar. Fazemos uma canulação venosa e o uma bomba acaba sugando um pouco do sangue nessas veias. [O sangue] passa por uma membrana que oxigena, faz a troca de oxigênio com gás carbônico, e devolve para o organismo, em uma veia próxima do coração, o sangue já oxigenado”, explicou.

>>> FOTO: Veja foto do ECMO, aparelho usado por Paulo Gustavo no tratamento da covid-19.

“Então, dessa maneira, a gente consegue deixar o pulmão em repouso, para que ele possa ter condições de se recuperar, sem comprometer os demais órgãos do corpo”, acrescentou. Na entrevista, Magno disse ainda que o equipamento “tem ajudado a salvar muitas vidas”.

Além de hospitais particulares, na rede pública de saúde pernambucana, o ECMO só está disponível no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), localizado na região central do Recife.

Os médicos acreditam que o ECMO deve ser usado em pacientes com estado bastante grave. O aparelho pode ajudar a dar sobrevida aos pacientes internados.

Ouça a entrevista na íntegra: