ASSUNTOS DO DIA

Auxílio emergencial, Sisu, vacinação: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 06/04/2021 às 6:12
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pernambuco vacinará inicialmente 2.374 mil profissionais das forças de segurança e salvamento. Disputa de vagas no Sisu 2021 começa nesta terça-feira. Fiocruz diz que vai entregar 18 milhões de doses de vacina contra covid-19 até 1° de maio. Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados para 2022, com petista numericamente à frente, diz pesquisa XP/Ipespe. Auxílio emergencial 2021 começa a ser pago nesta terça (6).

Auxílio emergencial

O auxílio emergencial de 2021 começará a ser pago nesta terça-feira (6) pela Caixa Econômica Federal. O benefício será pago em quatro parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família, a quem recebia em dezembro de 2020, mas também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada. O depósito acontece por meio de dois calendários: um para inscritos no Bolsa Família e outro para quem não faz parte do programa social. Como no ano passado, o benefício será depositado nas contas poupança digitais dos trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), onde poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Vacinação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que 2.374 profissionais das forças de segurança e salvamento de Pernambuco serão vacinados contra o novo coronavírus, inicialmente. A categoria foi inclusa nos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização. A imunização desses trabalhadores no Estado será possível devido ao recebimento de 362 mil novas doses da Coronavac e 32 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. A data de início do esquema de vacinação ainda não foi divulgada. Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta tarde, os gestores municipais e a SES-PE pactuaram as recomendações para o início da imunização dos trabalhadores. Segundo dados da SES-PE, o Estado conta com aproximadamente 26 mil policiais e 12,5 mil agentes das forças armadas, totalizando 38,5 mil profissionais de segurança e salvamento.

Vacinação em Caruaru, no Agreste
Vacinação em Caruaru, no Agreste
Reprodução/Prefeitura de Caruaru

Sisu

Vestibulandos de todo o País iniciam nesta terça-feira (6) a disputa por 209.190 vagas de graduação em 5.685 cursos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Participam 110 instituições, sendo sete de Pernambuco. Juntas, no Estado, UFPE, UFRPE, Univasf, UFAPE, UPE, IFPE e IF do Sertão vão ofertar 14.779 vagas nesta primeira edição do Sisu de 2021. Qualquer pessoa que fez a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou zero na prova de redação pode se candidatar. As inscrições vão até 23h59 de sexta-feira (9). Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020.

Resultado do Sisu está disponível no site
Resultado do Sisu está disponível no site
Agência Brasil

Mais vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou a previsão de entregar, até o dia 1º de maio, 18,4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações. Nesta semana, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) prevê liberar 2 milhões de doses da vacina contra covid-19. Entre 12 e 17 de abril, mais 5 milhões serão disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Nas semanas seguintes, serão entregues 4,7 milhões, de 19 a 24 de abril; e 6,7 milhões, de 26 de abril a 1 de maio. O cronograma da Fiocruz prevê que 100,4 milhões de doses serão produzidas em Bio-Manguinhos até julho, a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China. Até 2 de abril, 4,1 milhões de doses foram produzidas no Brasil e entregues ao Ministério da Saúde, e mais 4 milhões foram importadas prontas da Índia, onde foram fabricadas pelo Instituto Serum. A última entrega feita pela Fiocruz ao PNI foi realizada na sexta-feira da semana passada, quando 1,3 milhão de doses foram liberadas para distribuição aos estados e municípios.

Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus
Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pesquisa

Nova rodada de pesquisa da XP/Ipespe sobre a disputa presidencial de 2022 mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanecem tecnicamente empatados. No entanto, a simulação demonstra o petista numericamente à frente de Bolsonaro, com 29% das intenções de voto, contra 28% do atual presidente. A terceira colocação está dividida entre o pedetista Ciro Gomes e o ex-juiz Sergio Moro, ambos com 9%. O apresentador Luciano Huck tem 5%. O governador paulista João Doria (PSDB), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Guilherme Boulos (PSOL) têm 3% cada. A margem de erro máximo da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1000 pessoas por telefone, entre 29 a 31 de março de 2021, em diferentes regiões do Brasil.

Lula supera potencial de votos de Bolsonaro, de acordo com pesquisa
Lula supera potencial de votos de Bolsonaro, de acordo com pesquisa
Ricardo Stuckert/Instituto Lula /Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil