ASSUNTOS DO DIA

CPI da pandemia, auxílio emergencial, redução nos pedidos de internação em UTI: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 09/04/2021 às 6:26
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Nascidos em fevereiro recebem nesta sexta (9) a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021; quem nasceu em março recebe domingo (11). Luís Roberto Barroso determina que o Senado instaure a 'CPI da Covid'. Rodrigo Pacheco diz ser contra a CPI da covid, mas vai cumprir determinação. STF decide que estados e municípios podem proibir cultos e missas na pandemia. Pernambuco registra, pela primeira vez em 2021, redução nos pedidos de internação em UTI por duas semanas seguidas. O tema do 'Debate da Super Manhã' é '100 dias de gestão João Campos'.

CPI da Pandemia

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instaure a 'CPI da Covid', que mira ações e eventuais omissões do governo Jair Bolsonaro no combate à pandemia. A decisão atende a pedido formulado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que questionam a inércia de Pacheco em avaliar o requerimento pela investigação, apresentado há 64 dias, no início de fevereiro. Ao acionar o STF, Vieira e Kajuru destacaram que, em entrevista ao Roda Vida, Rodrigo Pacheco declarou que a abertura da CPI seria 'contraproducente'. Ao Estadão, o presidente do Senado afirmou que questões como a PEC Emergencial e a retomada do auxílio emergencial são questões mais maduras para discussão na Casa.

Cultos e missas

No dia em que o Brasil registrou um novo recorde no número diário de mortos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 a 2, que prefeitos e governadores podem proibir a realização presencial de missas e cultos em um esforço para evitar a propagação da covid-19 no País. O julgamento, concluído nesta quinta-feira (8), foi marcado por duros recados dos magistrados ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e por defesas enfáticas da ciência e de medidas de isolamento social no combate à pandemia. A discussão girou em torno de uma ação do PSD contra um decreto editado pelo governador João Doria (PSDB), que proibiu a realização de missas e cultos nas fases mais restritivas do plano estadual de combate à covid-19. O entendimento firmado pelo STF deve ser aplicado agora em todo o País.

Na semana passada, os ministros aprovaram a repercussão geral de um caso que tramita no STF sobre o assunto.
Na semana passada, os ministros aprovaram a repercussão geral de um caso que tramita no STF sobre o assunto.
Valter Campanato/Agência Brasil

Auxílio emergencial

A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial é paga nesta sexta-feira (9) para os trabalhadores contemplados nascidos em fevereiro. São pessoas que se inscreveram via site ou aplicativo, no ano passado, ou que fazem parte do Cadastro Único, mas não recebem o Bolsa Família, já que beneficiários do programa social contam com calendário diferente para recebimento. Assim como em 2020, o deposito é realizado diretamente na conta poupança social do beneficiário e, neste primeiro momento, só pode ser movimentado por meio do aplicativo. O saque ainda não está liberado. A retirada do dinheiro vivo para quem recebe nesta sexta-feira (9) será permitida a partir do dia 6 de maio. No domingo (11), o governo libera o pagamento para os nascidos em março e, para eles, o saque dessa primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 será liberado em 10 de maio.

Novo auxílio emergencial foi confirmado pelo governo federal
Novo auxílio emergencial foi confirmado pelo governo federal
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Internação em UTI

Pela primeira vez em 2021, Pernambuco registrou redução nos pedidos de internação em unidades de terapia intensiva (UTIs) para tratar pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na Central de Regulação Hospitalar, gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) por duas semanas seguidas. A informação foi divulgada pelo secretário André Longo na tarde desta quinta-feira (8). Segundo ele, na semana epidemiológica 13 (de 28 de março a 3 de abril) houve redução de 11% ante a semana 12 (de 21 a 27 de março). Ainda de acordo com o secretário, na semana epidemiológica 12 o Estado já havia registrado queda de 4%. Na semana 12, foram 1.169 solicitações. Já na semana 13, 1.043.

Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Hélia Scheppa/SEI

Mais vacinas

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8), o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o Estado acaba de receber, do Ministério da Saúde, mais de 187 mil doses de vacinas contra covid-19. Entre elas, 85.400 mil são da CoronaVac e outras 102 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Esse novo lote chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 15h55 e possibilitarão avançar na aplicação da primeira dose nos idosos entre 65 e 69 anos e nos trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além da segunda dose para idosos de 70 a 74 anos e a partir dos 85 anos.

O voo com os insumos da vacina contra a covid-19 chegou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro
O voo com os insumos da vacina contra a covid-19 chegou no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro
Marcos Gouvea/Agência Brasil

Debate da Super Manhã

Nesta sexta-feira (9), '100 dias de gestão João Campos', às 11h. Wagner Gomes conversa com os vereadores Samuel Salazar (MDB), Tadeu Calheiros (DEM) e o cientista político Hely Ferreira.

Debate da Super Manhã
Debate da Super Manhã
JC Designers