ASSUNTOS DO DIA

Listão do Sisu, anulação das condenações de Lula, kit intubação: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 16/04/2021 às 6:14
Reprodução
FOTO: Reprodução

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

STF anula condenações de Lula na Lava Jato e torna petista elegível. Caixa antecipa em 15 dias calendário de saques do auxílio emergencial. Aumenta em 197% o número de pacientes com covid-19, de 20 a 39 anos, em UTI em Pernambuco. Brasil recebe 2,3 milhões de kits de intubação vindos da China. Listão dos aprovados no Sisu sairá às 8h desta sexta-feira (16).

Condenações de Lula

Por 8 a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (15) derrubar as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deixa o petista elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais. Na prática, o plenário manteve a decisão do ministro Edson Fachin, que considerou no mês passado que a Justiça Federal de Curitiba não era competente para investigar Lula, já que as acusações levantadas contra o ex-presidente não diziam respeito diretamente a um esquema bilionário de corrupção na Petrobras.

Lula foi entrevistado pelo portal UOL
Lula foi entrevistado pelo portal UOL
Foto: Ricardo Stuckert/Equipe Lula

Listão do Sisu

Candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não veem a hora de saber se foram ou não aprovados nas graduações que escolheram. O resultado será liberado nesta sexta-feira (16) às 8h, segundo mensagem que os participantes recebem ao acessar a plataforma do Sisu. Na disputa estão cerca de 209 mil vagas em 5.685 cursos de 110 instituições públicas. Até esta quinta-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) não tinha informado o total de inscritos. Quem estiver entre os aprovados deve ficar atento ao calendário de matrículas. Será já na próxima semana, entre os dias 19 e 23 de abril.

Datas devem ser divulgadas esta semana
Datas devem ser divulgadas esta semana
Reprodução

Calendário de saques antecipado

A Caixa Econômica Federal vai antecipar os saques do auxílio emergencial em pelo menos duas semanas – as primeiras retiradas poderão ser feitas ainda este mês, no dia 30 de abril. A informação foi dada pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida pelas redes sociais na noite desta quinta-feira (15). A decisão foi tomada após reunião de Guimarães com o ministro da Cidadania, João Roma.

Novo auxílio emergencial foi confirmado pelo governo federal
Novo auxílio emergencial foi confirmado pelo governo federal
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Jovens em UTI

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (15), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, reforçou a preocupação com uma mudança no perfil de internações nos leitos de terapia intensiva (UTI) dedicados a quadros respiratórios e com o avanço da doença entre os adultos jovens. Na comparação entre as duas primeiras semanas epidemiológicas do ano (03/01 a 16/01) e as duas últimas (28/03 a 10/04), o Estado registrou um aumento de 197% nas internações em vagas de UTI de pacientes na faixa etária entre 20 e 39 anos (saiu de 64 para 190 internações), como também de 205% entre internados com idade entre 40 e 59 anos (197 para 600).

Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Leitos de UTI para pacientes infectados com a covid-19
Hélia Scheppa/SEI

Kit intubação

Chegou ao Brasil na noite desta quinta-feira (15), no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), um lote de 2,3 milhões de kits para intubação de pacientes com covid-19. Os medicamentos foram fabricados em Lianyungang, na China. Os kits, que serão doados para o Ministério da Saúde, são compostos de sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides – insumos básicos para realizar a intubação. Os medicamentos foram trazidos ao Brasil e serão doados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por um grupo de empresas formado pela Engie, Itaú Unibanco, Klabin, Petrobras, Raízen e TAG, além da Vale, que deu início a ação há duas semanas.

Os medicamentos foram trazidos ao Brasil e serão doados ao -
Os medicamentos foram trazidos ao Brasil e serão doados ao -
FOTO: Américo Antonio/Sesa