ASSUNTOS DO DIA

Vacinação para novo grupo, medicamento liberado pela Anvisa, carta a embaixador dos EUA: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 21/04/2021 às 6:34
coquetel Regen-Cov2 - FOTO: REPRODUÇÃO
coquetel Regen-Cov2 - FOTO: REPRODUÇÃO

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Alexandre de Moraes anula decisão de Bretas que pôs Temer no banco dos réus da Lava Jato. Recife abre vacinação para novo grupo; agendamento pode ser feito a partir desta quarta-feira (21). Governadores entregam carta a embaixador dos Estados Unidos pedindo cooperação em questões ambientais. Pessoas com síndrome de Down estão na próxima etapa de vacinação contra covid-19 em Pernambuco. Anvisa libera coquetel contra covid-19 para pacientes do grupo de risco. Em alta da covid-19 no Recife, Samu ultrapassa 10 mil atendimentos a pessoas com sintoma da doença em quase 15 meses de pandemia.

Michel Temer

Alexandre de Moraes declarou a incompetência da 7ª Vara Federal Criminal do Rio e determinou a imediata transferência do processo para a 12ª Vara Federal do Distrito Federal. Com a decisão, anulou todas as decisões tomadas na ação penal, inclusive o recebimento da denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro pelo juiz Marcelo Bretas, relator da Lava Jato fluminense. Temer e Moreira Franco chegaram a ser presos no curso das investigações, na Operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato fluminense, a partir de uma ordem de Bretas, posteriormente derrubada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Novo grupo

Na noite desta terça-feira (20), a Prefeitura do Recife anunciou mais um grupo que será contemplado com a imunização contra a covid-19. A partir das 12h desta quarta (21), todos os profissionais da saúde que atuam em estabelecimentos de saúde localizados no Recife poderão realizar o agendamento através do Conecta Recife. A vacinação pode ser agendada a partir do dia seguinte. Com isso, profissionais como dentistas, fisioterapeutas e qualquer outro trabalhador da saúde que atue em algum local sediado na capital pernambucana serão contemplados.

Vacinação no Geraldão na manhã desta terça-feira (23)
Vacinação no Geraldão na manhã desta terça-feira (23)
Bruno Campos/JC Imagem

Carta dos governadores

A dois dias da Cúpula do Clima, 24 governadores assinaram uma carta pra ser entregue ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante o encontro que vai discutir, entre outras coisas, as metas para a redução das emissões de carbono. O documento foi entregue ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, durante a reunião do Fórum dos Governadores que ocorreu on line nesta terça-feira (20). A expectativa é de que Joe Biden anuncie, durante o evento, novas medidas que resultem em mais comprometimento dos Estados Unidos com a redução das emissões dos gases que provocam o aquecimento global. A carta dos governadores diz que o grupo tem interesse em desenvolver ações conjuntas, como a de impulsionar a busca pelo equilíbrio climático, a redução de desigualdades, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes, entre outras. Realizada pela Casa Branca, a Cúpula dos Líderes Climáticos será realizada nesta quinta (22) e sexta-feira (23).

Paulo Câmara deu entrevista à TV Jornal
Paulo Câmara deu entrevista à TV Jornal
Reprodução/NE10 Interior

Síndrome de Down

Terminada a etapa de vacinação contra covid-19 do público a partir de 60 anos, o que está previsto para o começo do mês de maio, segundo informou o secretário André Longo, Pernambuco deve começar a imunizar as pessoas com comorbidades (existência de uma ou mais condições de saúde simultaneamente), o que é capaz de favorecer o agravamento da infecção pelo novo coronavírus. Fazem parte desse fase as pessoas com síndrome de Down, uma condição genética causada pela trissomia do cromossomo 21 e que constitui a síndrome cromossômica mais frequente nos seres humanos, ocorrendo em aproximadamente um para cada 800 nascidos vivos, independentemente de etnia, gênero ou classe social. É a causa mais comum de deficiência intelectual na infância.

Imunizante entrará no rol do Plano de Imunização Nacional
Imunizante entrará no rol do Plano de Imunização Nacional
Tânia Rêgo/Agência Brasil Saúde

Coquetel contra covid-19

Por unanimidade, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deliberou em reunião nesta terça-feira (20) pela autorização temporária do uso emergencial do coquetel Regen-Cov2 no tratamento de pacientes com a covid-19 Liberado em caráter experimental, o tratamento reúne os medicamentos casirivimabe e imdevimabe (cujos nomes originais são, respectivamente, casirivimab e imdevimab) e é destinado a casos leves e moderados com resultado positivo para o novo coronavírus de pacientes do grupo de risco da doença e que não necessitam de suplementação de oxigênio.

coquetel Regen-Cov2 - FOTO: REPRODUÇÃO
coquetel Regen-Cov2 - FOTO: REPRODUÇÃO
coquetel Regen-Cov2 - FOTO: REPRODUÇÃO