ASSUNTOS DO DIA

Novo plano de convivência, importação da Sputnik V, Covid fora de controle: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 26/04/2021 às 6:08
Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão
FOTO: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Veja o que está permitido e o que continua proibido de funcionar em Pernambuco a partir desta segunda-feira (26). Sem definição da Anvisa, governadores do Nordeste ainda temem perder prazo de importação da vacina Sputnik V. Apesar de autorizado, nenhuma das 14 cidades do Grande Recife voltará com ensino presencial. Brasil tem mais mortes pela covid neste ano do que em 2020. Recife começa a vacinar os trabalhadores da saúde contra gripe nesta segunda-feira (26).

Novo plano de convivência

Entram em vigor nesta segunda-feira (26) as novas diretrizes do Plano de Convivência com a Covid-19 determinadas pelo Governo de Pernambuco. Basicamente, o governo prorrogou as restrições atuais por mais duas semanas, até o dia 9 de maio, mas permitiu a flexibilização parcial em algumas atividades. Continua proibido em todo o Estado o funcionamento de clubes sociais, esportivos e agremiações, com exceção para o funcionamento de restaurantes, bares, salões de beleza, academias de ginástica e a prática de atividades esportivas individuais. Também está vedado o funcionamento de salas de cinema e teatro, museus e demais equipamentos culturais, parques de diversão, competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer, com exceção dos jogos de futebol profissional, sem público, cumprindo o protocolo específico. A partir desta segunda-feira está permitindo o acesso às praias, parques e praças em todo o Estado, desde que não seja em grupos que causem aglomeração.

Barraqueiros terão que seguir série de protocolos para continuar trabalhando
Barraqueiros terão que seguir série de protocolos para continuar trabalhando
JAILTON JR / JC IMAGEM

Importação da Sputnik V

Os governadores que integram o Consórcio Nordeste podem perder o prazo de importar doses da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V neste mês de abril. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não decidiu sobre os pedidos de importação do imunizante feitos pelos Estados e Municípios. A reunião está marcada para esta segunda-feira (26), e só ocorre após visita de servidores às fábricas de produção da vacina na Rússia.

Sputnik V é considerada segura e eficaz
Sputnik V é considerada segura e eficaz
Reuters/Direitos reservados

Pandemia fora de controle

Com a explosão de infecções e o colapso do sistema de saúde nas últimas semanas, o novo coronavírus já fez mais vítimas no Brasil em 2021 do que em todo o ano passado. De janeiro até sábado (24), foram 195.949 mortes pela doença, ante 194.976 em 2020. No total, são 390.925 óbitos - o segundo maior país com mais perdas. Neste domingo (25), foram registradas 1.316 mortes nas últimas 24h, segundo o consórcio de imprensa que reúne dados das 27 secretarias estaduais de Saúde. O País registrou na última semana ligeira redução na média de mortos pela covid, mas ainda e patamar elevado, perto de 2,5 mil registros.

Covas sendo abertas no Cemitério Parque das Flores, no Recife
Covas sendo abertas no Cemitério Parque das Flores, no Recife
Bobby Fabisak/JC Imagem

Vacinação contra a gripe

A partir desta segunda-feira (26), os trabalhadores da saúde que atuam no Recife poderão ser vacinados contra a gripe. Eles estão incluídos no grupo da primeira fase da Campanha Nacional Contra a Influenza, que teve início no último dia 12 de abril. Também, nesta segunda (26), a Secretaria Municipal de Saúde abre um novo ponto de imunização na Praça do Carmo, que passa a funcionar em substituição ao Parque 13 de Maio, que saiu da lista. Até agora, 30.754 doses foram aplicadas pela Prefeitura do Recife.

Terceira etapa da vacinação contra a gripe no Brasil acontecerá na próxima semana
Terceira etapa da vacinação contra a gripe no Brasil acontecerá na próxima semana
Marcello Casal Jr./ABr

Aulas presenciais

Nenhuma das 14 cidades da Região Metropolitana do Recife reabrirá as escolas municipais nesta segunda-feira, 26 de abril, data em que o governo estadual liberou as prefeituras a retomarem o ensino presencial, suspenso mais de um ano atrás, em 18 de março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. No Estado, embora não haja um levantamento oficial, poucos municípios devem receber os estudantes nesse dia. A maioria ainda está avaliando o cenário de contaminação do novo coronavírus em suas regiões para decidir quando será esse retorno. Joaquim Nabuco, na Zona da Mata, e Cupira, no Agreste, anunciaram que vão retomar as atividades segunda-feira.

Segundo o presidente do Sintepe, nem todas as escolas oferecem a estrutura necessária para o retorno
Segundo o presidente do Sintepe, nem todas as escolas oferecem a estrutura necessária para o retorno
Felipe Ribeiro/ JC Imagem