Vacinação contra covid-19

Nova vacina contra covid no Brasil, Pfizer é segura? Qual a eficácia? Qual o intervalo entre as doses? Veja as respostas

Brasil deve receber 13,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho deste ano

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 29/04/2021 às 9:37
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Uma nova esperança para o Brasil. O país recebeu, na última semana de abril, o primeiro lote de vacinas da farmacêutica Pfizer contra a covid-19. A remessa chegou com 1 milhão de doses que foram repartidas entre os 26 estados mais o Distrito Federal. Já aplicada em países como Estados Unidos e Israel, a nova vacina chegou para reforçar o Plano Nacional de Imunização (PNI) que, até aqui, contava com outras duas vacinas - uma produzida pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e outra, pela Fiocruz (Oxford/AstraZeneca). A promessa é que, até junho, um total de 13,5 milhões de doses da Pfizer cheguem ao país.

Mas, afinal, a vacina da Pfizer é segura? Eficaz? Grávidas podem receber? E adolescentes? Confira as respostas para estas perguntas:

Vacina da Pfizer é segura?

Sim. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o imunizante da Pfizer é seguro. O anúncio foi feito em 23 de fevereiro deste ano, quando a agência concedeu o registro definitivo do imunizante no Brasil.

“O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa, que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro”, disse o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Em janeiro deste ano, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já havia confirmado a segurança da vacina da Pfizer, que é fruto de uma parceria com o laboratório alemão BioNTech. No relatório, a agência disse que o imunizante é “seguro”. A União Europeia vacina idosos com a Pfizer desde 26 de dezembro do ano passado.

Qual o percentual de eficácia da vacina da Pfizer?

Pesquisa publicada em fevereiro na revista científica New England Journal of Medicine apontou que a vacina da Pfizer reduz em 94% os casos assintomáticos, em 92% os riscos de desenvolver um quadro grave da doença e 87% as internações por covid-19. A pesquisa foi feita com cerca de 1,2 milhão de pessoas em Israel, onde a vacina foi amplamente e rapidamente aplicada na população. Os pesquisadores consideram que os dados mostram que a fórmula é altamente eficaz.

Qual o intervalo para aplicação das duas doses da Pfizer?

De acordo com a Pfizer, o intervalo entre a aplicação das duas doses deve ser de 21 dias.

Grávidas podem receber a vacina da Pfizer?

De acordo com estudo preliminar do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, a vacina da Pfizer não gera risco para gestantes. O anúncio foi feito recentemente, neste mês de abril. Além da fórmula da Pfizer, a vacina desenvolvida pela Moderna também é considerada segura para gestantes, de acordo com o CDC.

“Além da vacinação proteger as mulheres contra a covid-19 e suas complicações durante a gravidez, evidências emergentes mostraram a transferência transplacentária de anticorpos da síndrome respiratória aguda grave coronavírus (SARS-CoV-2) após a vacinação materna com covid-19 durante o terceiro trimestre, o que sugere que a vacinação materna pode fornecer algum nível de proteção ao recém-nascido", concluiu o estudo.

E em adolescentes? A vacina da Pfizer é eficaz?

A Pfizer e a BioNTech anunciaram em março deste ano que a vacina é 100% eficaz em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. A pesquisa foi feita com 2.260 adolescentes nos Estados Unidos, e os laboratórios trabalham para conseguir autorizar a aplicação do imunizante neste público em diversos países. No Brasil, a Anvisa, por enquanto, autorizou o uso em pessoas com idades a partir de 16 anos. Apesar disso, pela ainda pequena oferta de doses, adolescentes ainda estão longe de receber a vacina no país.

História das vacinas

Entenda como a vacina foi inventada