ASSUNTOS DO DIA

Roteiro da CPI da Covid, vacinas da Pfizer, Censo 2021: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 29/04/2021 às 6:05
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Cúpula da CPI da Covid define roteiro para ouvir Marcelo Queiroga e ex-ministros da Saúde. Ministro Marco Aurélio determina que governo federal realize o Censo 2021. Após cidades suspenderem 2ª aplicação por falta da CoronaVac, Saúde anuncia entrega de novo lote. Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega nesta quinta-feira (29) ao Brasil. O tema do 'Debate da Super Manhã' é 'Justiça e mídias sociais'.

CPI da Covid

A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid definiu um roteiro inicial de depoimentos para convocar, já na semana que vem, os ex-ministros da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga. O ex-secretário de comunicação Fabio Wajngarten está na mira para ser ouvido na semana seguinte. O cronograma foi discutido em uma reunião na residência do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), na noite desta quarta-feira (28), com a participação do vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e do relator da investigação, Renan Calheiros (MDB-AL). Os requerimentos serão colocados em votação na sessão desta quinta-feira (29), às 9 horas.

Sessões estão sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19
Sessões estão sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19
Arquivo/Jane de Araújo/Agência Senado

Novo lote

Após várias cidades do País precisarem suspender a aplicação da segunda dose da CoronaVac por causa de atraso na entrega de novo lote da vacina, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (28), que 104,8 mil doses do imunizante serão distribuídas a partir desta quinta-feira (29). Também serão enviadas mais 5,1 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Todos os estados e o Distrito Federal receberão.

De acordo com o governo paulista, os primeiros a receber as doses da Coronavac serão profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos
Divulgação/Instituto Butantan

Censo 2021

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio de Mello, determinou que o governo federal adote as medidas necessárias para realizar o Censo 2021. Os recursos necessários para o Censo, que acontece, em geral, a cada dez anos, eram da ordem de R$ 2 bilhões, mas durante a tramitação do projeto do Orçamento no Congresso Nacional, os parlamentares haviam feito um corte retirando os recursos, redistribuído para emendas parlamentares.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello
Carlos Alves Moura/Agência Brasil

Doses de esperança

O primeiro lote de vacinas da Pfizer chega nesta quinta-feira (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h. As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas. O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses.

Estudos feitos em Israel comprovaram a eficácia da vacina da Pfizer/BioNTech.
Estudos feitos em Israel comprovaram a eficácia da vacina da Pfizer/BioNTech.
Reprodução/NE10 Interior

Debate da Super Manhã

Nesta quinta-feira (29), 'Justiça e mídias sociais', às 11h. Wagner Gomes conversa com os advogados Marcos Alencar, João Bosco Albuquerque e Pedro Silveira.

Debate da Super Manhã
Debate da Super Manhã
Artes JC