COMENDA E TÍTULO

Prefeitura de Paulista confirma presença de Gil do Vigor em cerimônia de homenagem ao ex-BBB, neste sábado (8)

O ex-participante do BBB 21 Gil do Vigor será homenageado pela Prefeitura de Paulista

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/05/2021 às 17:56
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

O semifinalista do BBB 21, Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, será homenageado pela Prefeitura do Paulista e receberá a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro e da Câmara dos Vereadores o título de Cidadão Paulistense. Segundo a gestão municipal, o ex-participante do reality estará presente na cerimônia, que acontecerá neste sábado (08), a partir das 10h, no Maria Farinha Praia Hotel, no bairro de Nossa Sra. do Ó.

Segundo a Prefeitura de Paulista, a homenagem será concedida "a um dos mais ilustres moradores da cidade, por toda a sua colaboração com o engrandecimento" da cidade.

>> João Campos elogia o ex-BBB Gil do Vigor por defender poder transformador da educação; veja postagem

>> VÍDEO: Gilberto do BBB 21 se choca ao descobrir estratégia de Viih Tube para não ser indicada por ele; veja reação do pernambucano

>> Juliette: infância pobre, morte de irmã, auxílio emergencial e vida amorosa; conheça a biografia da vencedora do BBB 21

A prefeitura garantiu que o evento irá respeitar todos os protocolos de distanciamento social, e que a quantidade de pessoas será restrita.

Homenagem

Gilberto Nogueira receberá a mais alta honraria do município: a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro. Além disso, o doutorando em Economia também receberá o título de Cidadão Paulistense.

A prefeitura explica que a relação com Paulista foi parte essencial da participação de Gil do Vigor no BBB, que é morador de Paulista, no bairro do Janga.

De origem humilde, Gil sempre foi incentivado pela sua mae, Jacira Santana, a estudar para conseguir mudar seu destino. Durante o programa, Gilberto citou diversas vezes o orgulho pela sua terra. Responsável por aumentar as buscas pelos nomes "Manepá" e "Janga", também utilizou bordões que ficarão para história do BBB, como "basculho", termo típico de Pernambuco.

Comenda do Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro

O Padre Joao Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro foi um dos grandes lideres da Revolucao Pernambucana de 1817. No movimento, Pernambuco deixaria de ser Capitania e se tornaria uma Republica, após uma rebeliao contra a exploracao de Portugal. Ele era paroco da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, de Maranguape II, e também foi o criador da atual bandeira do Estado de Pernambuco, que na época se tornou um país independente.

O religioso suicidou-se no dia 20 de maio de 1817, ao perceber que o movimento revolucionario tinha sido derrotado. Os seus restos mortais foram sepultados na Igreja de Santa Isabel, localizada no centro da cidade de Paulista.

História de Gilberto Nogueira

Desde o início do BBB, Gilberto conquistou o público com seu jeito alegre, espontâneo e único. Sua trajetória de vida foi marcada por dificuldades financeiras, traumas na infância e preconceito pela aceitação da sua sexualidade. O pernambucano não desistiu e seguiu a carreira acadêmica. Antes de começar o programa, ele aguardava pelo resultado para iniciar o PhD nos Estados Unidos, no qual foi aprovado.

Suas pesquisas abordam a relação entre o Estado e as ações de violência no mercado das drogas. Uma das motivações do participante é o próprio pai, que era usuário. Hoje, ele não tem mais contato com o pai. Foi sua mãe quem criou ele e as duas irmãs com o salário de doméstica, auxiliar de cozinha e de serviços gerais.

Gil sempre valorizou a educação como a única solução para transformar vidas. Com a fama e notoriedade recebidas no reality show, o economista se tornou um grande exemplo para todos. Através do estudo, ele conseguiu ultrapassar barreiras e mudar de vida com sua força e persistência.