Segunda dose da CoronaVac

Vacina contra covid-19: Recife volta a adiar aplicação da segunda dose da CoronaVac; veja novo calendário

Recife é uma das cidades brasileiras que sofre com a falta de estoque para completar o ciclo vacinal na população que já recebeu a primeira dose da CoronaVac

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 13/05/2021 às 9:09
Divulgação/SES
FOTO: Divulgação/SES

Como era previsto, o estoque de CoronaVac no Recife voltou a zerar e a Prefeitura da cidade adiou, mais uma vez, a aplicação da segunda dose do imunizante. Desta vez, os afetados são os moradores que receberiam a vacina nesta quinta-feira (13). Agora, essa população só vai receber a segunda dose na próxima segunda-feira (17). Até o fechamento desta reportagem, a aplicação da segunda dose da CoronaVac em quem está agendado para receber a partir desta sexta (14) não havia sido adiada.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac no Recife havia sido retomada na última segunda-feira (10), após 11 dias de suspensão, por falta de envios das doses por parte do Ministério da Saúde. De acordo com a Prefeitura, o novo adiamento se deve a mais um atraso do governo federal.

“Com novo atraso do Ministério da Saúde na entrega da vacina Coronavac, a Prefeitura do Recife irá reagendar os usuários que receberiam a segunda dose do imunizante nesta quinta-feira (13) para a próxima segunda-feira (17). Ao todo, 3.650 mil pessoas terão o dia da vacinação alterado”, disse a Prefeitura em comunicado.

Reagendamento automático

O reagendamento é feito de forma automática. Segundo a prefeitura, ninguém precisa modificar os dados no Conecta Recife. “Eles receberão comunicados da Prefeitura por e-mail, mensagens de texto e Whatsapp”, disse a prefeitura.

Segundo a gestão municipal, o local e horário de aplicação permanece o mesmo. O que muda é apenas a data. Outros públicos que receberiam a primeira ou segunda dose da AstraZeneca ou da Pfizer continuam sendo vacinados normalmente.

Adiamento previsto

Na última segunda-feira (10), reportagem do site da Rádio Jornal já apontava para a possibilidade de um novo adiamento na aplicação da segunda dose da CoronaVac. É que, entre 29 de abril e 9 de maio, quando a aplicação do imunizante esteve suspensa, 21 mil pessoas tiveram o agendamento adiado. Entretanto, na segunda-feira (10), quando retomou a aplicação, o Recife tinha apenas 7.610 doses.

Segundo a prefeitura, a expectativa é de que uma nova remessa de CoronaVac chegue ainda nesta quinta-feira (13) o que vai permitir a aplicação na sexta, sábado e domingo para quem está com o agendamento para estes próximos dias.