ASSUNTOS DO DIA

Restrições no Agreste, Ernesto Araújo na CPI, mais vacinas em Pernambuco: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 18/05/2021 às 6:06
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Sem vagas livres em UTI covid e enfermaria, 21 cidades de Pernambuco com restrições rígidas sentem nova pressão da pandemia. Fiocruz anuncia antecipação da chegada de novo lote de insumo para produção de 12 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Ernesto Araújo presta depoimento à CPI da Pandemia nesta terça-feira (18).Mais 255.100 vacinas da Astrazeneca/Fiocruz chegam a Pernambuco.

Restrições

A 5ª Regional de Saúde de Pernambuco (Geres), que reúne 21 municípios e tem sede em Garanhuns (Agreste), totaliza 23.132 casos de covid-19, com 498 óbitos, desde o início da pandemia. A região volta a vivenciar uma forte pressão feita pela pandemia, assim como ocorreu em junho de 2020, na fase de aceleração da primeira onda de covid-19. Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), a 5ª Geres tem 40 leitos voltados para os moradores da região com suspeita ou confirmação da covid-19. Todos estão ocupados. São 30 vagas de terapia intensiva (UTI) e 10 de enfermaria que estão com pacientes em assistência e que lutam contra a síndrome respiratória aguda grave (srag).

CPI da Pandemia

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo prestará depoimento à CPI da Pandemia nesta terça-feira (18), às 9h. Os requerimentos de convocação foram apresentados pelos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que querem explicações sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária provocada pela covid-19.

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
José Cruz/ Agência Brasil

Mais vacinas

Pernambuco recebeu, na madrugada desta terça-feira (18), mais 255.100 doses da vacina contra a covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. Esse quantitativo será voltado para a primeira dose da população com comorbidades e das pessoas com deficiência cadastradas no BPC, além da segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos.

Mais 165,1 mil doses de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz chegam a Pernambuco
Miva Filho/SES-PE

Insumos chegando

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou na tarde desta segunda-feira (17) que o envio de um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) foi antecipado do dia 29 para o próximo sábado (22). Na manhã desta segunda, a Fiocruz informou que receberia os insumos para a produção da vacina Astrazeneca contra a covid-19 em dois lotes: um no dia 22 e outro no dia 29. O envio do segundo lote, portanto, foi antecipado.

FOTO: Ministério da Saúde
FOTO: Ministério da Saúde