ASSUNTOS DO DIA

Variante indiana, prolongamento das restrições em Pernambuco, CPI da Covid: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 21/05/2021 às 6:03
Reprodução: Youtube
FOTO: Reprodução: Youtube

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Bares e restaurantes reclamam viver ''lockdown'' em Pernambuco e dizem que dinâmica de decisões do governo se tornou ''uma prática''. CPI da Covid já prepara relatório após depoimento de Eduardo Pazuello. Secretário de Saúde de Pernambuco fala sobre possibilidade de vacinação contra a covid-19 para pessoas com menos de 60 anos em junho.

Restrições em Pernambuco

O governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (20) a prorrogação as medidas restritivas para as atividades econômicas e sociais já em vigor no estado por mais duas semanas, com exceção de 53 municípios da região do Agreste. A atual fase do Plano de Convivência com a Covid-19 continuará valendo até o dia 6 de junho.

Anúncios foram feitos, nesta quinta-feira (6), durante coletiva de imprensa online
Anúncios foram feitos, nesta quinta-feira (6), durante coletiva de imprensa online
Reprodução/ YouTube

CPI da Pandemia

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou nesta quinta-feira (20) que deve apresentar um relatório preliminar sobre os primeiros 30 dias de investigação do colegiado. Desde o início dos trabalhos, a comissão realizou dez reuniões, ouviu oito testemunhas e aprovou 235 requerimentos. A apresentação do relatório preliminar foi um pedido do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM). Segundo ele, o objetivo é assegurar que o conteúdo de depoimentos como o do ex-ministro Eduardo Pazuello “fique vivo” entre os integrantes do colegiado.

Senador Renan Calheiros (MDB)
Senador Renan Calheiros (MDB)
Agência Brasil

Vacinação em Pernambuco

Após ter ampliado a vacinação contra covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiência, a partir dos 18 anos, Pernambuco participa de discussão com o Ministério da Saúde que avalia a possibilidade de início da imunização contra a doença para quem tem menos de 60 anos. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que esse avanço pode ocorrer a partir de junho. "É possível, embora ainda não tenhamos data ainda, que essa sugestão de ir avançando por faixa etária também possa ser contemplada no próximo mês, eu acredito", disse o gestor.

Secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva online
Secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva online
Divulgação/ SES

Cepa indiana

Com a confirmação do primeiro caso da covid-19 provocado pela variante do coronavírus B.1.617, originada da Índia, no Maranhão nesta quinta-feira (20), uma onda de questionamentos sobre a cepa tem tomado conta do Brasil. Descoberta em outubro de 2020, a variante indiana possui três versões, que contam com pequenas diferenças. Em linhas gerais, os novos aprimoramentos podem representar que as pessoas tenham uma maior facilidade para se infectar pelo novo coronavírus. Nesse caso, se antes era necessário uma carga de vírus maior para que o ser humano pudesse se infectar, agora isso pode ocorrer uma carga mais baixa.

Dados apresentaram 13 novos casos nas últimas 24h
Reprodução/NE10 Interior