ASSUNTOS DO DIA

'Capitã cloroquina' na CPI, novas restrições no Grande Recife, mais um grupo para vacinação: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 25/05/2021 às 6:12
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Grande Recife terá restrições mais rígidas nos fins de semana para conter aceleração da covid-19. CPI ouve na terça secretária do Ministério da Saúde que defende cloroquina. Prefeitura do Recife anuncia novo grupo para vacinação contra a covid-19. Exército deve abrir apuração disciplinar contra Eduardo Pazuello.

Novas medidas restritivas

O governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (24), novas medidas restritivas para conter a aceleração exponencial da covid-19 em diferentes regiões do Estado. Na macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana. Entre elas, segundo o governo, estão padarias, supermercados, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias. Os restaurantes só poderão disponibilizar a opção de pedidos de comida por meio de aplicativos e de delivery. Ainda segundo o Estado, o acesso às praias só será permitido durante a semana.

Novas medidas restritivas entram em vigor a partir desta terça-feira (18) e valem até 31 de maio
Novas medidas restritivas entram em vigor
Marcelo Camargo/Agência Brasil

'Capitã cloroquina'

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, é a próxima testemunha a ser ouvida pela CPI da Pademia. O depoimento está marcado para esta terça-feira (25), às 9h. Na noite desta sexta-feira (21), Mayra conseguiu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de permanecer em silêncio se for questionada sobre fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, período que coincide com a crise de falta de oxigênio nas UTIs de Manaus.

Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Reprodução/TV Jornal

Apuração disciplinar

O comandante-geral do Exército Brasileiro (EB), general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, deverá abrir uma apuração disciplinar sobre a participação do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em ato político ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro. A manifestação foi realizada neste domingo (23), no Rio de Janeiro, e provocou aglomeração em um momento de pandemia de covid-19. Tanto Bolsonaro como Pazuello estavam sem máscara. A apuração disciplinar é uma forma de o Exército garantir a Pazuello o direito de defesa, embora a infração por participar de manifestação política esteja documentada.

General da ativa, Eduardo Pazuello não poderia ter ido ao ato
General da ativa, Eduardo Pazuello não poderia ter ido ao ato
FOTO: ALAN SANTOS/PR

Mais um grupo para vacinação

A Prefeitura do Recife anunciou, na noite desta segunda-feira (24), novos grupos de vacinação contra o novo coronavírus na cidade. De acordo com o prefeito João Campos (PSB), pessoas com mais de 18 anos e com deficiência física permanente, deficiências intelectuais ou sensoriais, transtorno do espectro autista e pessoas com doenças raras poderão fazer o agendamento a partir das 20h de hoje. A vacinação já começa nesta terça-feira (25).

Vacinação em Caruaru, no Agreste
Reprodução/Prefeitura de Caruaru