pandemia

Covid-19: Pernambuco recebe mais de 266 mil doses de vacinas da Pfizer e Fiocruz

Os imunizantes da covid-19 serão encaminhados às gerências regionais de saúde de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 26/05/2021 às 18:31
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Um novo lote de imunizantes da Pfizer/BioNTech chegou a Pernambuco nesta quarta-feira (26). Ao todo, são 24.570 doses do imunizante contra a covid-19. De acordo com o governo estadual, a carga já foi enviada para a sede do Programa Estadual de Imunizações. As vacinas serão destinadas para dar seguimento à imunização das gestantes e puérperas do Estado.

Com a descentralização do acesso às vacinas da Pfizer, segundo o Governo de Pernambuco, todos os municípios receberão doses para beneficiar a população de gestantes e mulheres que tiveram seus bebês nos últimos 45 dias.

> Covid-19: Ministério da Saúde pede autorização à Anvisa para importar nova vacina

“É importante que cada município faça um mapeamento bem planejado das suas gestantes e puérperas e as direcione para o agendamento e encaminhamento aos locais de vacinação. Precisamos garantir que esse público seja imunizado com brevidade, e nosso objetivo é alcançar todas as pernambucanas, nas diversas regiões do Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Vacinas da Fiocruz

Também nesta quarta-feira (26), Pernambuco recebeu 241.750 novas doses da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, remessa que será destinada, exclusivamente, à aplicação de primeira dose das pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, além das forças de segurança e salvamento.

> Covid-19: Recife abre vacinação para pessoas com deficiência, doenças raras e com espectro autista

O Ministério da Saúde encaminhou ainda, dentro do volume recebido, doses para imunização de trabalhadores de portos e aeroportos, pertencentes aos grupos prioritários elegíveis para a vacina contra o vírus. As doses beneficiarão 100% dos portuários e 78% dos aeroviários com a primeira aplicação.