Dia de Nossa Senhora de Caravaggio: Veja a oração da santa que é socorro dos aflitos

Dia de Nossa Senhora de Caravaggio é celebrado nesta quarta-feira, 26 de maio

Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Nesta quarta-feira (26), a comunidade católica celebra o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, conhecida como a santa socorro dos aflitos. Conta a história que, numa data como hoje, porém em 1.432, ocorreu a primeira aparição da imagem da santa a uma camponesa que sofria agressões de seu marido.

A camponesa de nome Giannetta Vacchi, maltratada e humilhada pelo marido, Francisco Varoli, colhia pasto nas proximidades de Caravaggio, na Itália. Segundo a história, entre lágrimas e orações, ela avistou uma senhora, semelhante a uma rainha e cheia de bondade.

Na aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, ela orientou para que a mulher não tivesse medo e pediu que ela se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora anunciou-se como “Nossa Senhora” e, segundo a história, disse à camponesa: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Assim deu origem à imagem da Santa e da camponesa que a viu pela primeira vez. Desde então, a fé na imagem se espalhou pelo mundo inteiro e segue até os dias atuais.

Santuário e devoção no Brasil

Localizado em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, o Santuário de Caravaggio é um local de fé e adoração, onde peregrinos de todo país vão ao encontro de suas graças.

Em 1879, em Caravaggio/Farroupilha/RS, Antônio Franceschet e Pasqual Pasa construíram um oratório, um capitel de doze metros quadrados, com alpendre na entrada, localizado em frente ao atual cemitério de Caravaggio. A notícia se espalhou rapidamente e a obra ganhou doações em dinheiro e mão de obra, transformando o oratório em capela, que comportava cerca de cem pessoas.

A escolha do padroeiro gerou certo conflito entre os moradores, mas a principio foi escolhido o título de Nossa Senhora de Loreto. Como não havia uma imagem da santa, Natal Faoro ofereceu como empréstimo um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália. Foi posto sobre um altarzinho, cuja inauguração ocorreu em 1979, ano I do início da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio no Brasil e ano primeiro das romarias concorridas e numerosas.

A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, localizada no altar do Santuário, foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS, em 1885. O modelo da obra foi o quadro, em preto-e-branco, datado de 1724. A estátua foi trazida a pé, de Caxias do Sul a Caravaggio. Em 1890 um templo de alvenaria foi inaugurado e, em 26 de maio de 1921, foi elevado à categoria de “Santuário”. Hoje é conhecido como “Santuário antigo”. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé padroeira da Diocese de Caxias do Sul.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou dezoito anos (1945-1963). Imponente, em estilo romano e com capacidade para acolher duas mil pessoas, hoje revela-se pequeno diante da quantidade de devotos que acorrem a Nossa Senhora de Caravaggio.

Veja a Oração de Caravaggio

"Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido que deixásseis de socorrer e consolar a quem vos invocou, implorando a vossa proteção e assistência; assim pois, animado com igual confiança, como a Mãe amantíssima, ó Virgem das Virgens, a Vós recorro, de Vós me valho, gemendo sob o peso de meus pecados, humildemente, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Virgem de Caravaggio, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar a graça que Vos peço. Amém."