ASSUNTOS DO DIA

Novo grupo para vacinação, Bolsonaro aciona STF contra restrições, depoimento de Dimas Covas: Veja o que você precisa saber pra começar o dia bem informado

Essas são as principais notícias para você começar o dia bem informado

Victor Tavares
Victor Tavares
Publicado em 28/05/2021 às 6:12
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
FOTO: FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Secretária de Saúde de cidade no interior de Pernambuco relata situação dramática de oxigênio para pacientes com covid-19. Bolsonaro aciona o STF para derrubar decreto de restrições em Pernambuco. Segundo Dimas Covas, governo tratou de forma diferente Fiocruz e Butantan. Recife anuncia vacinação contra covid-19 para todas as pessoas com 59 anos, trabalhadores da educação e do transporte público.

Oxigênio em Pernambuco

O município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, está em situação crítica com relação à pandemia. De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Socorro Duarte, está faltando oxigênio para pacientes com o novo coronavírus. Por conta disso, 15 pacientes precisaram ser transferidos para Caruaru, Belo Jardim, São Bento do Una, Cachoeirinha e Agrestina no início da noite desta quinta-feira (27). O governo do Estado, ainda à tarde, havia anunciado o envio de 149 concentradores de oxigênio para cidades pernambucanas, com o objetivo de auxiliar os gestores na qualificação da assistência a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Oxigênio é necessário para auxiliar na respiração de pessoas em tratamento médico pela covid-19
Oxigênio é necessário para auxiliar na respiração de pessoas em tratamento médico pela covid-19
FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM

Bolsonaro contra restrições

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar restrições contra a covid-19 em Pernambuco e mais dois estados. A representação foi entregue nesta quinta-feira (27), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). Além do nosso Estado, a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) pede a suspensão de decretos também no Paraná e Rio Grande do Norte.

Paulo Câmara e Jair Bolsonaro
Paulo Câmara e Jair Bolsonaro
FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Dimas Covas

Em depoimento à CPI da Covid nesta quinta-feira (27), o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que houve tratamento desigual pelo governo federal nas relações com o instituto ligado ao governo de São Paulo e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que oferta a vacina da AstraZeneca. A resposta foi dada ao senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), que o questionou se, na primeira oferta do Butantan feita ao Ministério da Saúde, havia segurança para o governo comprar a vacina.

À mesa, em pronunciamento, diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas
À mesa, em pronunciamento, diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas
FOTO: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Novo grupo para vacinação

A partir desta sexta-feira (28), a a Prefeitura do Recife inicia a vacinação contra covid-19, de todos os trabalhadores da educação básica, do nível técnico e nível superior, os trabalhadores rodoviários, metroviários, aeroviários e portuários, além da população em geral com 59 anos. O prefeito João Campos divulgou a novidade após o Governo de Pernambuco anunciar o avanço da imunização nos municípios do Estado.

Segundo o ministro da ciência três vacinas
Segundo o ministro da ciência três vacinas
Buda Mendes/Getty Images