doença

Primeiro caso em humano da cepa H10N3 da gripe aviária é relatado na China

A Comissão Nacional de Saúde informou que a variante tem baixo risco de se espalhar em grande escala

Com informações da CNN Brasil
Com informações da CNN Brasil
Publicado em 01/06/2021 às 11:23
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Um homem de 41 anos foi confirmado, nesta terça-feira (01), como o primeiro caso humano de infecção com a cepa H10N3 da gripe aviária. A informação foi revelada pela Comissão Nacional de Saúde da China (NHC). A vítima é moradora da província de Jiangsu, no leste da China. Ainda de acordo com o comunicado da NHC, ele foi hospitalizado em 28 de abril após desenvolver febre e outros sintomas, mas não deu detalhes sobre como foi infectado com o vírus.

Estado de saúde

Segundo a autoridade sanitária, o paciente tem quadro estável e pode receber alta do hospital a qualquer momento. Já a observação médica de seus contatos próximos não encontrou nenhum outro caso da cepa da gripe aviária.

O que é a cepa da gripe aviária?

A Comissão Nacional de Saúde da China informou que a H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade, relativamente menos severa em aves domésticas, e risco de se espalhar em grande escala é muito baixo. Na China, algumas pessoas que trabalham com aves já foram infectadas com várias cepas diferentes de gripe aviária.

> Cepa indiana: saiba em quais estados do Brasil existem casos suspeitos da nova variante da covid-19

> Infecção por 'fungo preto': O que é, qual a relação com a covid-19 e por que suspeitas no Brasil causam preocupação?

Apesar disso, não houve um número grande de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9, que matou cerca de 300 pessoas entre 2016 e 2017. Nenhum outro caso de infecção humana com H10N3 foi relatado anteriormente em todo o mundo, apontou a NHC.