COMBATE

Paulo Câmara amplia medidas restritivas para mais cidades de Pernambuco; veja quais

Medidas restritivas visam reduzir aumento da covid-19 no Estado

Matéria atualizada às 18h26
Matéria atualizada às 18h26
Publicado em 02/06/2021 às 17:24
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (2) o secretário Estadual de Saúde, André Longo, anunciou a ampliação das medidas restritivas, a partir do fim de semana, para cidades da 3ª Macrorregião de Saúde, que compõem as regionais de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. As medidas determinadas pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, valem até o dia 13 de junho.

Também foram mantidas as restrições em vigor no Agreste, Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul até o dia 13 de junho.

"Diante desse cenário, decidimos manter as atuais restrições em vigor por mais uma semana nas cidades do Agreste e também na Região Metropolitana e Zona da Mata. Além disso, iremos adotar medidas mais rígidas a partir deste final de semana nos municípios componentes da terceira macro região de saúde, que compõem as regionais de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira", afirmou André Longo

Veja a coletiva:

Quais cidades sofrerão restrições e como fica?

Na Macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades essenciais, que agora estão sendo chamadas de "atividades permitidas" pelo governo, poderão funcionar nos finais de semana. Entre elas, segundo o governo, estão padarias, supermercados, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias. Os restaurantes só poderão disponibilizar a opção de pedidos de comida por meio de aplicativos e de delivery. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h.

Os 53 municípios das 4ª e 5ª Gerência Regional (Geres), que têm como cidades-sede Caruaru e Garanhuns (Agreste), e mais 12 cidades da 2ª Geres, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana. Na 4ª Geres, que tem sede em Caruaru, estão incluídas 32 cidades. Já na 5ª Geres, que tem sede em Garanhuns, são 21 municípios que terão as restrições.

Já as cidades da 3ª Macrorregião de Saúde, que compõem as regionais de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, também sofrerão restrições. "Uma alteração importante nesse novo plano é a inserção da macrorregião 3, que passam, a partir deste próximo final de semana, e do final de semana dos dias 12 e 13 de junho, a ter limitação também no funcionamento de suas atividades", detalhou a secretária Ana Paula Vilaça.

As cidades que terão restrições e foram anunciadas nessa quarta-feira são as seguintes:

VI Geres

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa

XI Geres

Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada (sede), Triunfo

X Geres

Afogados da Ingazeira (sede), Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

Abaixo os municípios do Agreste, da Região Metropolitana e das Zonas da Mata Norte e Sul que tiveram as medidas estendidas

Cidades com quarentena rígida durante a semana e fins de semana

Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.

Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Cidades com quarentena rígida no fim de semana e feriados

Na Região Metropolitana do Recife: Abreu e Lima, Aracoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata.

Zona da Mata Norte: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itambé, Itaquitinga, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência.

Zona da Mata Sul: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Chã Grande, Cortes, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Sirinhaém, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Vitória de Santo Antão, Xexéu.