REAÇÃO

Cai secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, 6 dias após ação truculenta da PM em protesto no Recife

Antônio de Pádua estava no comando da Secretaria de Defesa Social desde 1º de julho de 2017

Atualizada às 18h05
Atualizada às 18h05
Publicado em 04/06/2021 às 17:48
Diego Nigro/JC Imagem
FOTO: Diego Nigro/JC Imagem

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, colocou o cargo à disposição no início da tarde desta sexta-feira (04), seis dias após a ação truculenta da Polícia Militar que causou a perda de visão de um dos olhos de duas pessoas que passavam pelo centro do Recife no momento em que manifestantes protestavam contra o presidente Bolsonaro. O governador Paulo Câmara aceitou e nomeou para responder pela pata o atual secretário executivo, Humberto Freire.

“Quero agradecer ao secretário Pádua por todo o seu trabalho em defesa do Pacto pela Vida nesses quatro anos, e ressaltar que a missão dada ao secretário Freire e ao comandante Roberto é que o episódio do último sábado não seja esquecido, para que nunca se repita. Os protocolos precisam ser revistos para que um comando de tropa na rua não possa se sentir autônomo a ponto de agir da maneira que agiu”, afirmou o governador.

>> 'Daniel está com dores no olho, inclusive no outro que não foi atingido', diz advogado de baleado por PMs em protesto no Recife

>> Protesto no Recife: PM estava ali cumprindo ordens, diz presidente de associação policial

Histórico

O delegado da Polícia Federal Antônio de Pádua estava à frente da Secretaria de Defesa Social desde 1º de julho de 2017.O secretário interino Humberto Freire também é delegado federal e fazia parte da equipe de Pádua desde o início da gestão dele.

Violência policial no dia 29 de maio

No último sábado (29), manifestantes ocuparam as ruas do Recife para protestar contra o governo Bolsonaro. A manifestação ocorria de forma pacífica, mas policiais militares do Batalhão de Choque usaram spray de pimenta e balas de borracha para dispersar a multidão.

O adesivador Daniel Campelo da Silva, 51 anos, e o arrumador Jonas Correia de França, 29, foram atingidos no rosto por balas de borracha disparadas por policiais militares. Ambos tiveram lesões permanentes. Daniel, no olho esquerdo, e Jonas, no olho direito. Os dois seguem internados no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central da capital pernambucana.

Tanto Daniel Campelo quanto Jonas Correia não participavam do ato, mas foram atingidos quando passavam pelo Centro do Recife.

Além deles, outras pessoas também ficaram feridas no ato, foi o caso da vereadora Liane Cirne Lins (PT). De dentro da viatura, policiais dispararam spray de pimenta no rosto da vereadora, que, sob o efeito do gás, caiu no chão após a agressão. Ela prestou uma queixa crime contra os policiais.