Previdência

Mudanças na aposentadoria de servidores do Recife: advogado comenta e tira dúvidas

Prefeitura do Recife anunciou reforma na aposentadoria de trabalhadores

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 08/06/2021 às 11:09
Day Santos/JC Imagem
FOTO: Day Santos/JC Imagem

Cerca de 19 mil funcionários da Prefeitura do Recife deverão precisar se adequar a novas regras para se aposentar. A medida foi anunciada na segunda-feira e o plano foi enviado à Câmara de Vereadores da cidade que vai decidir se acata ou não a orientação da prefeitura.

Nesta terça-feira (8), o advogado Paulo Perazzo falou sobre o assunto no programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal. “No governo Bolsonaro são usados 100% dos salários para que seja feita a média do cálculo de quanto o servidor vai ganhar. No caso das prefeituras, não vão ser 100% dos salários, mas 90% dos salários”, explicou. Na prática, isso significa que os 10% dos salários mais baixos recebidos pelo servidor ao longo da vida profissional não vão entrar no cálculo, o que tende a aumentar o valor a ser recebido na aposentadoria. “Também foi bom”, opinou o advogado.

Sem obrigação

Na entrevista, o advogado deixou claro que a Prefeitura da Cidade do Recife não foi obrigada a fazer a reforma pelo governo federal. “A prefeitura usou dinheiro do fundo e gastaram no combate à covid”, explicou o advogado sobre a necessidade da Prefeitura em realizar a reforma.

Ouça a entrevista na íntegra: